2024

Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas com Adultos

Nome: Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas com Adultos
Cód.: PSI11134M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Possibilita a compreensão global dos paradigmas teóricos em que se baseia a prática da TCC, e contribui para o desenvolvimento e treino de competências de avaliação e intervenção neste âmbito.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Contribuir para o conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais.


Promover o desenvolvimento e o treino de competências de avaliação e concetualização numa perspetiva cognitivo-comportamental com adultos.


Facilitar a aprendizagem e o treino de estratégias/técnicas de intervenção cognitivo-comportamental com adultos.


Permitir a aquisição de conhecimentos sobre a etiologia, epidemiologia, manifestações e fatores de manutenção de alguns dos principais quadros clínicos.


Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude de reflexão crítica adequada ao trabalho clínico com adultos.

Conteúdos Programáticos

1.     Características da Terapia Cognitivo- Comportamental


1.1.  Terapia Comportamental


1.2.  Terapia Cognitiva


1.3.  Terapia Cognitivo-Comportamental


2.     A avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental


1.1.  Características básicas: Objetivos e processo de avaliação clínica


1.2.  Métodos de recolha de informação


1.3.  Elaboração da história clínica


1.4.  Formulação de hipóteses 


3.      Estratégias e técnicas de intervenção


1.1.  Modelos explicativos e intervenção terapêutica: Articulação entre formulação de caso e o protocolo terapêutico;


1.2.  Principais estratégias e técnicas terapêuticas


1.3.  Relação terapêutica e papel do terapeuta.


4.     Descrição e análise compreensiva de alguns dos quadros clínicos mais frequentes de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais (e.g. perturbações ansiosas, perturbações depressivas)


1.1.  Perturbações Ansiosas (Perturbação: de Pânico e Agorafobia, de Ansiedade Generalizada, Obsessivo-Compulsiva, Pós-Stress Traumático)


1.2.  Perturbações Depressivas


1.3.  Perturbações do Comportamento Alimentar


1.4. Perturbações da Personalidade

Métodos de Ensino

Aos alunos é disponibilizado um conjunto de textos fundamentais. O enquadramento da UC é feito utilizando a interrogação e a exposição, para promover o questionamento, a reflexão e a discussão. Para além destas metodologias, porque se pretende que os alunos aprendam também a saber fazer, utiliza-se a modelagem comportamental e cognitiva e o role-play. Aos alunos são propostos diversos trabalhos, tendo obrigatoriamente que fazer uma concetualização de caso e um trabalho teórico. O trabalho teórico consiste na pesquisa de um tema e implica a reflexão aprofundada sobre o mesmo, bem como a sua apresentação à turma. Esta apresentação inclui a proposta de uma atividade que facilite a aprendizagem de uma competência, estratégica ou técnica pela turma. A conceptualização é feita sobre histórias clínicas entregues aos alunos. Ao longo do semestre, os alunos são atendidos/orientados em pequenos grupos na construção dos seus trabalhos, tendo a possibilidade de os ir melhorando continuamente.

Avaliação

Aos alunos é disponibilizado um conjunto de textos fundamentais. O enquadramento da UC é feito utilizando a interrogação e a exposição, para promover o questionamento, a reflexão e a discussão. Para além destas metodologias, porque se pretende que os alunos aprendam também a saber fazer, utiliza-se a modelagem comportamental e cognitiva e o role-play. Aos alunos são propostos diversos trabalhos, tendo obrigatoriamente que fazer uma concetualização de caso e um trabalho teórico. O trabalho teórico consiste na pesquisa de um tema e implica a reflexão aprofundada sobre o mesmo, bem como a sua apresentação à turma. Esta apresentação inclui a proposta de uma atividade que facilite a aprendizagem de uma competência, estratégica ou técnica pela turma. A conceptualização é feita sobre histórias clínicas entregues aos alunos. Ao longo do semestre, os alunos são atendidos/orientados em pequenos grupos na construção dos seus trabalhos, tendo a possibilidade de os ir melhorando continuamente.

Bibliografia

Barlow, D. H. (2001). Clinical handbook of psychological disorders. New York: Guilford Press.


Buela-Casal, G. & Sierra, J.C. (2001). Manual de evaluación y tratamientos psicológicos. Madrid: Biblioteca Nueva.


Grant, A. Townend, M. Mills, J. & Cocky, A. (2008). Assessment and case formulation in cognitive behavioural therapy. London: Sage.


Kazantzis, N., Reinecke, M. A. & Freeman, A. (2010). Cognitive and behavioral theories in clinical practice. New York: The Guilford Press.


McMullin, R. E. (2005). Manual de técnicas em terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.


Moreira, P., Gonçalves, O. & Beutler, L.E. (2005). Métodos de seleção de tratamento: O melhor para cada paciente. Porto: Porto Editora.


O’Donohue, W. & Fisher, J. E. (2008). Cognitive behavior therapy: Aplying empirically supported techniques in your practice.  New Jersey: John Wiley & Sons


Westbrook, D. Kennerley, H. & Kirk, J. (2011). An introduction to cognitive behaviour therapy:Skills and applications. London: Sage.

Equipa Docente (2023/2024 )