Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas com Adultos
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Contribuir para o conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais.
Promover o desenvolvimento e o treino de competências de avaliação e concetualização numa perspetiva cognitivo-comportamental com adultos.
Facilitar a aprendizagem e o treino de estratégias/técnicas de intervenção cognitivo-comportamental com adultos.
Permitir a aquisição de conhecimentos sobre a etiologia, epidemiologia, manifestações e fatores de manutenção de alguns dos principais quadros clínicos.
Contribuir para o desenvolvimento de uma atitude de reflexão crítica adequada ao trabalho clínico com adultos.
Conteúdos Programáticos
1. Características da Terapia Cognitivo- Comportamental
1.1. Terapia Comportamental
1.2. Terapia Cognitiva
1.3. Terapia Cognitivo-Comportamental
2. A avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental
1.1. Características básicas: Objetivos e processo de avaliação clínica
1.2. Métodos de recolha de informação
1.3. Elaboração da história clínica
1.4. Formulação de hipóteses
3. Estratégias e técnicas de intervenção
1.1. Modelos explicativos e intervenção terapêutica: Articulação entre formulação de caso e o protocolo terapêutico;
1.2. Principais estratégias e técnicas terapêuticas
1.3. Relação terapêutica e papel do terapeuta.
4. Descrição e análise compreensiva de alguns dos quadros clínicos mais frequentes de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais (e.g. perturbações ansiosas, perturbações depressivas)
1.1. Perturbações Ansiosas (Perturbação: de Pânico e Agorafobia, de Ansiedade Generalizada, Obsessivo-Compulsiva, Pós-Stress Traumático)
1.2. Perturbações Depressivas
1.3. Perturbações do Comportamento Alimentar
1.4. Perturbações da Personalidade
Métodos de Ensino
Aos alunos é disponibilizado um conjunto de textos fundamentais. O enquadramento da UC é feito utilizando a interrogação e a exposição, para promover o questionamento, a reflexão e a discussão. Para além destas metodologias, porque se pretende que os alunos aprendam também a saber fazer, utiliza-se a modelagem comportamental e cognitiva e o role-play. Aos alunos são propostos diversos trabalhos, tendo obrigatoriamente que fazer uma concetualização de caso e um trabalho teórico. O trabalho teórico consiste na pesquisa de um tema e implica a reflexão aprofundada sobre o mesmo, bem como a sua apresentação à turma. Esta apresentação inclui a proposta de uma atividade que facilite a aprendizagem de uma competência, estratégica ou técnica pela turma. A conceptualização é feita sobre histórias clínicas entregues aos alunos. Ao longo do semestre, os alunos são atendidos/orientados em pequenos grupos na construção dos seus trabalhos, tendo a possibilidade de os ir melhorando continuamente.
Bibliografia
Barlow, D. H. (2001). Clinical handbook of psychological disorders. New York: Guilford Press.
Buela-Casal, G. & Sierra, J.C. (2001). Manual de evaluación y tratamientos psicológicos. Madrid: Biblioteca Nueva.
Grant, A. Townend, M. Mills, J. & Cocky, A. (2008). Assessment and case formulation in cognitive behavioural therapy. London: Sage.
Kazantzis, N., Reinecke, M. A. & Freeman, A. (2010). Cognitive and behavioral theories in clinical practice. New York: The Guilford Press.
McMullin, R. E. (2005). Manual de técnicas em terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.
Moreira, P., Gonçalves, O. & Beutler, L.E. (2005). Métodos de seleção de tratamento: O melhor para cada paciente. Porto: Porto Editora.
O’Donohue, W. & Fisher, J. E. (2008). Cognitive behavior therapy: Aplying empirically supported techniques in your practice. New Jersey: John Wiley & Sons
Westbrook, D. Kennerley, H. & Kirk, J. (2011). An introduction to cognitive behaviour therapy:Skills and applications. London: Sage.
Equipa Docente
- Sofia Alexandra da Conceição Tavares [responsável]