2023

Química Orgânica Aplicada

Nome: Química Orgânica Aplicada
Cód.: QUI13538M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos relacionem a estrutura e a forma da entidade química com a função e a ação das moléculas, como um medicamento, um poluente ou dispositivo de criação ou armazenamento de energia, por exemplo.
O aluno também obterá informações e formação sobre vários modos de reatividade química, incluindo métodos fotoquímicos e enzimáticos.
Os alunos tornar-se-ão mais experientes na resolução de problemas; principalmente no contexto da reatividade química.

Conteúdos Programáticos

Compostos orgânicos antropogénicos. Poluentes orgânicos persistentes (POPs), hidrocarbonetos, solventes orgânicos e compostos orgânicos voláteis (VOCs), compostos perfluorados (PFCs), retardantes de chama, produtos de limpeza e inibidores de corrosão, fármacos e produtos de cuidado pessoal, pesticidas e outros.
Reações de compostos orgânicos (como por exemplo, medicamentos, poluentes etc.) e mecanismos. Reações de hidrólise, redução, oxidação e reações na formação de ligações C-C.
Reações fotoquímicas de compostos selecionados.
Biotransformações. Reações mediadas por microorganismos. Reações catalisadas por enzimas.

Métodos de Ensino

São utilizadas diferentes ferramentas de ensino. Para além das aulas presenciais, o aluno é ainda motivado a resolver vários exercícios em casa ao longo do semestre. É ainda usada a plataforma de e-learning da Universidade para apresentar testes e para a divulgação do material letivo. A matéria seria aprofundada pela realização de vários exercícios em aulas teório-práticas.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição e compreensão dos conhecimentos e na aferição do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina. A avaliação da componente teórica decorrerá através de exame final, com opção por dois testes de frequência (com um peso de 75% na nota final). Essa avaliação é complementada por avaliação contínua do interesse e do desempenho alcançados pelos alunos durante o semestre, através de mini-testes e participação em seminários (com um peso de 25% da nota final).

Bibliografia

Clayden, Greeves, Warren (2012), Organic Chemistry, 2a edição, Oxford University Press
M.B. Smith (2018), Advanced Organic Chemistry, Reactions, Mechanisms and structure, 7a Edição Wiley
Van Loon, Duffy (2018), Environmental Chemistry a Global Perspective, 4a edição, Oxford University Press
R. P. Schwarzenbach et al. (2016) Environmental Organic Chemistry, 3a edição, Wiley

Equipa Docente