2024

Síntese de Compostos Bioativos

Nome: Síntese de Compostos Bioativos
Cód.: QUI13537M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta disciplina é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no âmbito da síntese de moléculas bioativas, em particular de uma forma eficiente e sustentável.
A unidade curricular permitirá a aquisição das seguintes competências: a) conhecer princípios fundamentais de síntese orgânica aplicada à obtenção de moléculas-alvo; b) conhecer técnicas utilizadas para controlar a regiosseletividade e a estereosseletividade do produto; c) conhecer métodos "verdes" para a obtenção de produtos de elevado valor; d) conhecer questões relacionadas com o scale up da síntese de APIs à escala industrial; e) reconhecer a importância da divulgação dos resultados e protecção da propriedade intelectual.

Conteúdos Programáticos

Importância das moléculas bioactivas e campos de actuação (fármacos, biocidas, etc). A Síntese Química na obtenção de moléculas bioactivas: “descoberta”, “planeamento”, síntese orientada para a molécula-alvo (“target oriented synthesis”), para a diversidade (“diversity-oriented synthesis”) e planeamento baseado na estrutura (“structure based design”). Análise retrossintética. Interconversão de grupos funcionais. Reações de “cross coupling” catalisadas por metais de transição: exemplos. Rearranjos moleculares. Síntese assimétrica. Estereosselectividade e regiosselectividade. Grupos de proteção. Síntese Química sustentável; novos processos de síntese com tecnologias verdes: biocatálise, síntese assistida por micro-ondas, etc. A Síntese de APIs à escala industrial; abordagem ao scale-up. Equipamento, pureza e controlo nas diferentes fases da síntese a nível industrial. Separação, purificação e secagem dos produtos. Divulgação dos resultados e proteção da propriedade intelectual. Patentes.

Métodos de Ensino

Ao longo da unidade curricular são utilizadas diferentes ferramentas de ensino. Para além das aulas presenciais e as aulas práticas, o aluno é ainda motivado a resolver vários exercícios em casa. É ainda usada a plataforma de e-learning da Universidade para divulgação do material usado nas aulas e para a realização de mini-testes.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição e compreensão dos conhecimentos e na aferição do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina. A avaliação das componentes teórica decorrerá através de exame final ou opção por duas provas de frequência (com um peso de 75% da nota final). Essa avaliação é complementada por avaliação contínua do interesse e desempenho alcançados pelos alunos durante o semestre, realização de mini-testes, participação em seminários e a realização de alguns trabalhos no laboratório (com um peso da 25% da nota final).

Bibliografia

Burke, A.J. et al. (2018), Active Pharmaceutical Ingredients in Synthesis, Wiley-VCH.
Clayden, J. et al. (2012), Organic chemistry, 2a edição, OUP.
Wyatt, P., Warren, S. (2007) Organic Synthesis - Strategy and Control, , Wiley
Wyatt, P., Warren, S. (2008) Workbook for Organic Synthesis - Strategy and Control, Wiley.
Carruthers, W., Colham, I. (2004) Modern Methods of Organic Synthesis, 4a edição, Cambridge.
Smith M.B. (2017) Organic Synthesis, 4a edição, Elsevier.