2024

Sociologia da Inovação Social e Organizacional

Nome: Sociologia da Inovação Social e Organizacional
Cód.: SOC12059M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
- proporcionar aos mestrandos o domínio dos principais conceitos teóricos e métodos no campo da sociologia
das organizações e do trabalho;
- familiarizar com a pesquisa sociológica avançada na área das organizações e do trabalho.
As competências a adquirir nesta unidade curricular são:
- compreensão das teorias e dos métodos sociológicos para o estudo das organizações e das relações entre o
trabalho e a economia global, a divisão do trabalho, a estrutura de trabalho, o poder e o controle no trabalho;
- compreensão dos principais traços estruturantes para o estudo das organizações e das formas alternativas
de produção, tais como as empesas e a democracia no local de trabalho;
- desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre o papel das organizações e do trabalho na sociedade
portuguesa e da sua inserção no espaço europeu;
- desenvolvimento de ideias originais para a pesquisa avançada em organizações e sobre o trabalho.

Conteúdos Programáticos

1. A Sociologia da Inovação: emergência e pressupostos teóricos
2. Inovação: um conceito multifacetado e transdisciplinar
3. Mudança socio-organizacional e inovação
4. Tipos de inovação
4.1. Inovação tecnológica
4.2. Inovação organizacional
4.3. Inovação social
5. Inovação e competitividade
6. A construção social da Inovação
7. Dinâmicas de Aprendizagem e Inovação
8. O papel das redes na produção de inovação
9. As especificidades do caso português em matéria de inovação
10. Análise de Estudos de caso


Métodos de Ensino

Unidade a ser leccionada por sessões teórico-práticas, em regime presencial, podendo eventualmente ser
aplicada sessões da exercícios práticos via plataforma do moodle-uevora.
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com
base em aulas essencialmente teórica-práticas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos
que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a
pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
a) Avaliação continua:
- 1 síntese duma das obras (1 recensão crítica)
- 1 Trabalho (paper) (formato artigo científico)
b) Avaliação por exame:
- Prova escrita e oral +Trabalho prático individual

Bibliografia

Foudriat, M. (2005). Sociologie des Organisations. Paris: Pearson Education
Freire, João (2001). Sociologia do Trabalho. Uma introdução. 2.ª ed. Porto: Edições Afrontamento
Friedberg, E. (1995). O poder e a regra - dinâmicas da acção organizada. Lisboa: Inst. Piaget
Kovács, I. (Org.) (2005). Flexibilidade de Emprego: Riscos e Oportunidades. Oeiras: Celta
McKinlay, A.; Starkey, K. (1998). Foucault, management and organization theory. London: Sage
Piotet, F. ; Sainsaulieu, R. (1994). Méthodes pour une sociologie de l'entreprise. Paris: FNSP & ANACT
Sainsaulieu, R. (1997). Sociologia da Empresa. Lisboa: Instituto Piaget
Reed, M. (1992). The Sociology of Organizations. Themes, Perspectives and Prospects. Londres: Harvester,
Wheatsheaf
Reynaud, J. (1997). Les règles du jeu. L'action collective et la régulation sociale. Paris: Armand Colin
Williams, S.; Adam-Smith, D. (2006). Contemporay employment relations. Oxford: Oxford Press