2024

Gestão do Conhecimento

Nome: Gestão do Conhecimento
Cód.: GES12550M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Discutir os principais componentes das soluções da Gestão do conhecimento, incluindo infra-estrutura, processos, sistemas, ferramentas e tecnologias
• Explicar como a gestão do conhecimento afeta as organizações contemporâneas
• Fornecer exemplos da forma como a Gestão do conhecimento afeta as organizações contemporâneas
• Discutir as tecnologias subjacentes que permitem soluções para a Gestão do conhecimento
• Analisar questões relacionadas às práticas de gestão e ao futuro do trabalho e gestão do conhecimento.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos da Gestão do Conhecimento
2. Introduzir o trabalho de conhecimento: processos, propósitos e contextos
3. A empresa baseada no conhecimento
4. Métricas e impactos da gestão do conhecimento
5. Organizações Inteligentes
6. Redes de Conhecimento / Redes Sociais

Métodos de Ensino

Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- 1 Tempo letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana, fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração, exposição oral, role playing.
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
Dado o caráter das matérias programadas, será extremamente importante que os alunos desenvolvam um trabalho extra-letivo, nomeadamente na leitura de bibliografia e resolução dos casos propostos.

Bibliografia

Maturana, Humberto R. & Varela, Francisco J.. The Three of Knowledge – the biological roots of human understanding. Boston: Shambhala Publications, 1987.
Serrano, António & Fialho, Cândido. Gestão do Conhecimento – o novo paradigma das organizações. 2ª Edição. Lisboa: FCA Editora, 2005.
Magalhães, Rodrigo. Fundamentos da Gestão do Conhecimento Organizacional. Lisboa: Edições Sílabo, 2005.
Takeuchi, Hirotaka & Nonaka, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Geisler, Elie & Wilckramasinghe, Nilmini. Principle of Knowledge Management; theory, practice, and cases. Armonk, New York: M. E. Sharpe, 2009.
Milton, Nick & Lambe, Patrick. The Knowledge Manager's Handbook: A step-by-step guide to embedding effective knowledge management in your organization. London: Kogan Page, 2016.
Santos, Armando Cuesta & Rodríguez, Marino Valencia. Indicadores de Gestión Humana e del Conocimiento en la Empresa. Bogotá: Ecoe Ediciones, 2014.