2024

Sistemas Integrados de Gestão de Qualidade

Nome: Sistemas Integrados de Gestão de Qualidade
Cód.: GES10980M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos obtenham conhecimentos sobre os conceitos básicos acerca da Gestão da Qualidade, sobre os fundamentos e os requisitos de um Sistemas de Gestão da Qualidade, compreendam as vantagens e os fatores críticos da implementação e contactem com o processo de avaliação desses sistemas e sejam capazes de desenvolver o planeamento, o controlo e a garantia da qualidade numa organização, recorrendo a ferramentas básicas da melhoria da qualidade.


Neste sentido, no final da unidade curricular, pretende-se que o aluno seja capaz de:


®  Compreender a qualidade como fator crítico de sucesso;


®  Conhecer os principais métodos, técnicas e ferramentas ao serviço da qualidade;


®  Analisar as formas de conceção e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade;


®  Conhecer as metodologias utilizadas nos processos de certificação e as normas que constituem a base para a certificação;


®  Identificar as normas da série ISO 9000 e toda a documentação necessária para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade;


®  Comentar o impacto que um Sistema de Gestão da Qualidade pode ter na vida de uma organização;


®  Identificar os diversos aspetos ligados à Gestão da Qualidade Total (TQM - Total Quality Management): conceitos, sua implementação e os diversos elementos;


®  Definir as diferentes abordagens para a implementação da TQM;


®  Salientar as estratégias e mudanças, obstáculos e benefícios resultantes da implementação da TQM;


®  Compreender os diversos modelos da Qualidade, nomeadamente: o Modelo Common Assessment Framework (CAF), o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM), entre outros;


®  Identificar as diversas Ferramentas da Qualidade;


®  Perceber os custos da qualidade e da não-qualidade.


 


 


Competências


Com esta Unidade Curricular pretende-se que o aluno obtenha as seguintes competências:


®    Capacidade de trabalho em equipa, de integrar e liderar equipas;


®    Capacidade de crítica e autocrítica com vista à melhoria contínua;


®    Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas e aplicar metodologias quantitativas e qualitativas relacionadas relacionados com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade;


®    Capacidade de manuseamento, aplicação e implementação de métodos, de técnicas e de instrumentos de Gestão da Qualidade.

Conteúdos Programáticos

Ao longo das sessões letivas desta unidade curricular, pretende-se abordar os seguintes temas:

®     Conceito, etapas e "Gurus" de qualidade


®     A Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management)


®     Ferramentas da Qualidade


®     Modelos de Qualidade


®     Os Custos da Qualidade e da Não-qualidade


®     Impacto de um Sistema de Gestão da Qualidade na vida de uma Organização


®     Certificação e Normalização.

Métodos de Ensino

Dado o carácter eminentemente prático e instrumental das matérias, será privilegiada uma abordagem operacional, baseada em casos práticos ligados ao quotidiano das organizações e dos indivíduos. Será também analisado um conjunto de documentos relacionados com a temática da unidade curricular, efectuados trabalhos individuais e de grupo, bem como associados a realização de Seminários com a participação de especialistas convidados.

Avaliação

De acordo com o previsto no Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora (REIUE) para o 2.º Ciclo e respeitando as regras em vigor no Departamento de Gestão, será dada aos alunos a possibilidade de optarem, para efeitos de avaliação, pelo regime de Avaliação Mista ou pelo regime de Avaliação Final:


 


a)      O Regime de Avaliação Mista desta unidade curricular resultará das seguintes duas componentes, com as seguintes ponderações:


ð  Trabalho escrito individual de pesquisa bibliográfica: 50%;


ð  Trabalho escrito realizado em Grupo (máximo 4 elementos: 50%.


 


b)      O Regime Avaliação Final desta unidade curricular resultará das seguintes duas componentes, com as seguintes ponderações:


ð  Trabalho escrito individual de pesquisa bibliográfica: 50%;


ð   Prova de avaliação escrita, sem consulta: 50%.


A nota final da disciplina resultará da média ponderada dessas duas provas de avaliação. A nota obtida da ponderação das avaliações será arredondada para as unidades mais próximas, considerando-se o resultado aprovado com a nota média mínima de 10 valores.


De acordo com as regras fixadas pelo Departamento de Gestão, o aluno terá de garantir uma nota mínima de 7 (sete) valores, inclusive, nas avaliações que contribuem para a classificação final da disciplina.

Bibliografia


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  3. ANTÓNIO, Nelson Santos (1991) Qualidade – Teoria e Prática, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.

  4. ANTÓNIO, Nelson Santos & António Teixeira (2007) Gestão da Qualidade – de Deming ao modelo de excelência da EFQM, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.

  5. ANTUNES, Maria de Lurdes (2007) Qualidade para Principiantes, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.

  6. ANTUNES, Maria de Lurdes (2011) Documentação do Sistema de Gestão da Qualidade para Principiantes, Edições Sílabo, Lisboa, Portugal.

  7. BANK, John (1994) Gestão da Qualidade Total, Colecção chefias e Empresas, Edições Cetop, Mem Martins, Portugal.

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    56. VILARES, Manuel José & Pedro Simões Coelho (2005) A Satisfação e Lealdade do Cliente – Metodologias de Gestão, Avaliação e Análise, Escolar Editora, Lisboa, Portugal.

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    59. ZEITHAML, Valarie A., A. Parasuraman & Leonard L. Berry (1990) Delivering Quality Service: balancing Customer Perceptions and Expectations, The Free Press, New York, EUA.



 


Artigos Científicos


Os estudantes da Universidade de Évora podem ter acesso a um vasto número de publicações de natureza científica,  através da b-on – Biblioteca do Conhecimento Online (http://www.b-on.pt/). Sendo um site que disponibilize bases de dados da Web of Knowledge, a b-on disponibiliza os textos integrais de diversas publicações científicas internacionais de várias editoras.


 


Links


 


Organizações de normalização / Standardization organizations
Ipq - Instituto Português da Qualidade - www.ipq.pt


ISO – International Organization for Standardization - www.iso.org/iso/ home.htm 


 


Organizações de certificação / Certification organizations
Apcer - Associação portuguesa de certificação - www.apcer.pt


BVQI Portugal - Bureau Veritas Quality Internacional - www.bvqi.com


CERTICON - Associação para a qualificação e certificação na construção – www.certicon.pt


D.Q. Auditores


EIC - Empresa Internacional de Certificação - www.eic.pt


IQNet - International Certification Network - iqnet-certification.com


LRQA - Lloyd’s Register Quality Assurance - www.lrqa.com


Q.S.C.B. - Quality Systems Certification Bureau - www.qscb.com


SGS ICS - Serviços Internacionais de Certificação - www.pt.sgs.com


TUV Rheinland Portugal - www.tuv.pt


 


Associações da Qualidade / Quality associations and institutes
APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade - www.apq.pt/pt


ASQ - American society for quality - www.asq.org


BQF - British Quality Foundation - www.quality-foundation.co.uk


EFQM - European Foundation for Quality Management - www.efqm.org


Juran Institute - www.juran.com


 


Benchmarking
APQC - American Productivity & Quality Center - www.apqc.org


The Benchmarking Exchange and Best Practices - www.benchmarking.org


UKBI BenchmarkIndex - www.benchmarkindex.com


 


Revistas / periodicals
Entre outras destacam-se as seguintes:



  • § Disponíveis on-line através do site da biblioteca (proquest e/ou b-on):


¨      Total Quality Management and Business Excellence


¨      International Journal of Quality and Service Sciences


¨      International Journal of Productivity and Quality Management


¨      International Journal of Quality & Reliability Management


¨      Managing Service Quality Journal


¨      Journal of Quality Management


¨      The Quality Assurance Journal


¨      Quality Management Journal


¨      The TQM Magazine


¨      International Journal of Service Industry Management


¨      Management and Production Engineering Review


 



 


Outros Portais


AQC – Australian Quality Council - www.aqc.org.au/


CEN – Comité Européen de Normalisation - www.cen.eu/cenorm/ homepage.htm


EA – European co-operation for Accreditation – www.european-accreditation.org/ default_flash.htm   


EOQ – European Organization for Quality - www.eoq.org/start.asp


EOTC - www.eotc.be/


ETSI - www.etsi.org/WebSite/homepage.aspx


European Quality Online- www.european-quality.co.uk/


European Union Directorate General III - www.europa.eu.int/en/comm/dgiii /iiiprog.htm


FUNDIBEQ – Fundación Iberoamericana para la Gestión de la Calidad www.fundibeq.org/


GOAL/QPC - www.goalqpc.com/


Gurus Online - www.gurusonline.tv


Janela na Web -  www.janelanaweb.com 


JUSE – Union of Japonese Scientist & Engineers - www.juse.or.jp/


Portal KMOL - www.kmol.online.pt/pessoas/RodriguesJN/bio.html

Equipa Docente (2023/2024 )