2024

Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Profissional

Nome: Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Profissional
Cód.: GES10979M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
- Descrição do conceito de desenv. profissional
- Descrição do conceito de desempenho e sua articulação com o conceito de competência, de capacidade, de aptidão, de atitude, de comportamento.
- Identificação dos diferentes tipos de desempenho
- Conhecimento dos instrumentos de desenv. profissional
- Conhecimento da investigação e práticas neste campo de trabalho
Competências
- Avaliação de situações relativas ao desenv. de desempenho
- Capacidade de decisão a respeito dos instrumentos de desenv. de desempenho adequados a situações concretas
- Caracterização de instrumentos de desenv. de desempenho
- Discriminação entre diversos instrumentos de desenv. de desempenho
-Caracterização dos processos de avaliação de desempenho
-Identificação do papel da avaliação de desempenho no desenv. de competências e no desenvolvimento profissional
-Enquadramento estratégico e operacional das ações de desenv. de desempenho na gestão de pessoas e no desenvolvimento organizacional

Conteúdos Programáticos

1. Desempenho profissional (job performance) – descrição, caracterização e definição do conceito
2. Desempenho e a sua avaliação – sistemas e processos de avaliação de desempenho
3. Gestão do desempenho – relação da avaliação de desempenho com os diversos processos de gestão de pessoas nas organizações
4. Determinantes do desempenho.
5. Panorama histórico da investigação sobre avaliação de desempenho
6. Gestão de desempenho e desenvolvimento profissional
7. Ações estruturadas de desenvolvimento intencional – coaching, mentoring, grupos Balint, supervisão e formação
8. Desenvolvimento multidimensional – desenvolvimento de competências, desenvolvimento motivacional, desenvolvimento ético, desenvolvimento do auto-conhecimento, desenvolvimento do capital psicológico
9. Desenvolvimento da carreira e desenvolvimento profissional – o contexto de Decent Work
10. Avaliação de desempenho, desenvolvimento profissional e gestão de pessoas nas organizações – uma integração

Métodos de Ensino

Estão previstos momentos estruturados de apresentação de conteúdos, nas horas de contacto e momentos de elaboração conjunta de pensamento, análise, resolução de problemas e reflexão. É esperado trabalho autónomo do estudante.

Avaliação

A avaliação contínua será realizada através de:
a) Análise crítica de um sistema-processo de avaliação-gestão de desempenho, incluindo a sua relação com o desenvolvimento profissional e da carreira, no âmbito da gestão de pessoas de uma organização.
b) Revisão bibliográfica sobre um tema acordado com o docente.

A avaliação final é realizada por uma prova escrita.

É valorizado um relacionamento intenso e profundo entre os conteúdos teóricos abordados na unidade curricular, e outras fontes de informação disponíveis, como os diplomas legais, as normas organizacionais, ou outras fontes de dados que sejam pertinentes para o tema de trabalho escolhido.

Bibliografia

dos Santos, N. R. (2011). O desempenho e a sua avaliação: dicotomias na prática, desafios para a investigação In A. D. Gomes (Coord.), Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos: Contributos para a investigação e intervenção (577-613). Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.

Kraiger, K., Passmore, J., dos Santos, N. R., & Malvezzi, S. (Eds) (2015). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Training, Development, and Performance Improvement. UK, Chichester, West Sussex: Wiley Blackwell

Pinder, Craig C. (2008). Work Motivation in Organizational Behavior (2nd edition). New York: Psychology Press, Taylor & Francis Group.

Stone, Florence M. (2007). Coaching, counselling & mentoring: how to choose & use the right technique to boost employee performance (2nd edition). New York: American Management Association.

Equipa Docente (2023/2024 )