2024

Marketing de Serviços

Nome: Marketing de Serviços
Cód.: GES10966M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da unidade curricular os deverão:
- Conhecer os conceitos básicos e as técnicas e instrumentos de marketing de serviços;
- Perceber as especificidades do marketing de serviços;
- Compreender a importância do marketing interno para a gestão de serviços;
- Entender e analisar comportamentos de consumo e de compra dos indivíduos nos variados mercados de serviços;
- Analisar, delinear e planear estratégias de marketing de serviços.

Conteúdos Programáticos

1 - A noção de serviço e do marketing de serviços
2 -O marketing de serviços e os clientes
3 - O marketing interno e o marketing de serviços
4 - A gestão de marketing nas empresas de serviços

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. Nas aulas presenciais:
- adopta-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.
- Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
- Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Para avaliar a aprendizagem realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa a apresentar e discutir durante as horas lectivas. Peso de 50% na avaliação final.

Bibliografia

Lovelock, C.; Wirtz, J. (2010) "Services Marketing" 7th Edition. Pearson.
Hoffman, K. Douglas, John E. G. Bateson (2010) "Services Marketing: Concepts, Strategies, & Cases". Cengage Learning
McDonald, Malcolm and Frow, Pennie and Payne, Adrian (2011). "Marketing Plans for Services: A Complete Guide." 3rd. Edition. John Wiley & Sons. U.K.
Wilson, A.M. and Zeithaml, V. and Bitner, M. and Gremler, D. (2008) "Services marketing". 1st European edition. McGraw Hill, Maidenhead.
Zeithaml, V.; Bitner, M. J.; Gremler, D. (2005). "Services Marketing". 4th International Edition. McGraw-Hill.