2024

Projeto de Investigação

Nome: Projeto de Investigação
Cód.: ZOO10915M
12 ECTS
Duração: 30 semanas/312 horas
Área Científica: Zootecnia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nesta unidade curricular anual, o estudante tem como objetivo a preparação e elaboração de uma proposta concreta de investigação monográfica suportada: i) numa clara identificação dos objetivos a alcançar, e ii) numa sólida revisão bibliográfica do "estado atual da arte".


Para tal, foi dada oportunidade aos estudantes de adquirirem competências no âmbito de: i) metodologias de investigação, ii) técnicas de comunicação em biociências, iii) técnicas de pesquisa, iv) técnicas de revisão bibliografia, v) técnicas de expressão oral e escrita, e vi) técnicas de desenvolvimento e gestão de projectos. Serão também ministradas noções de ética da investigação e filosofia da ciência.


 

Conteúdos Programáticos

Plano de estudos resumido:


1. Projeto de Investigação: Objetivos


2. As fases de um Projeto de Investigação


3. A pesquisa bibliográfica e suas fontes


4. As estruturas de uma Dissertação, um Trabalho de Projeto e um Relatório de Estágio


5. As referências bibliográficas


6. A leitura de artigos. Leitura crítica


7. Comunicação oral e escrita: poster, artigo, elementos gráficos, quadros…


8. As técnicas de desenvolvimento e gestão de Projeto(s)


9. Tipos de Investigação e Fontes de Informação


10. Honestidade e Ética na Investigação Científica


11. Preparação e elaboração de um Projeto de Investigação.


 


 


 

Métodos de Ensino

Sessões em sala de aula de natureza coletiva (T, PL e S) e sessões de apoio no Moodle. PL e S com presença de vários docentes, tentando cobrir todas as áreas de interesse dos alunos. Serão sessões dinâmicas, com a participação ativa do aluno com vista à proposta, apresentação e discussão de uma monografia.
Avaliação:
Avaliação contínua - 6 sessões de avaliação da evolução do trabalho, 4 com um júri de vários docentes (75% da nota final) e 2 avaliações a cargo de docentes da UC (25%). Avaliação exclusiva para alunos com 75% ou mais de presenças nas aulas PL. Os restantes serão avaliados em exame de recurso e/ou época especial. O regime de avaliação final inclui componentes que, pela sua natureza, têm de ser avaliadas no período de aulas. Assim, ao abrigo do nº 9 do artº 110º, não haverá época Normal.
Os exames de recurso e de época especial incluirão uma monografia e respetiva defesa oral, perante um júri (55% da nota final) para além de 3 avaliações escritas de docentes da UC (45%).

Avaliação

O regime de avaliação utilizado foi o de avaliação contínua.


Os alunos realizaram quatro momentos de avaliação oral e dois momentos de avaliação de um documento escrito (Monografia). Qualquer aluno que após estas avaliações obtenha uma nota igual ou inferior a 9 valores, reprova à UC, podendo ainda apresentar-se a exame de recurso (ou à época especial de Setembro).


No exame de recurso (ou época especial de Setembro) o aluno é submetido a dois momentos de avaliação: i) Apresentação oral incluindo toda a informação solicitada ao longo dos 4 momentos de avaliação oral do semestre, acompanhada da apresentação e discussão do documento escrito e da avaliação dos alunos em relação aos conceitos teóricos subjacentes à realização desse documento e lecionados ao longo do semestre na UC, representando 40% da nota final; e ii) Avaliação do documento escrito (Monografia/Revisão bibliográfica) representando 60% da nota final;


Aprovação na unidade curricular: Depende da obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores nas provas realizadas.


 

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana Gonçalves de (2006). Metodologia Científica: Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. Universidade Católica, Lisboa, 8ª edição.
AZEVEDO, Mário (2006). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares: Sugestões para estruturação da escrita. Universidade Católica, Lisboa, 5ª edição.
D'OLIVEIRA, Teresa (2005). Teses e Dissertações: Recomendações para a elaboração e estruturação de trabalhos científicos. Editora RH, Lisboa, 2ª edição.
DONATO, Helena (2014). Formação em Medicina II: Guia da Comunicação Médica em Encontros Científicos. Bial, 1ª edição.
ECO, Umberto (2002). Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. Editorial Presença, Lisboa, 9ª edição.
PEREIRA, Alexandre; POUPA, Carlos (2004). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Edições Sílabo, Lisboa, 3ª edição.

Apontamentos e outros textos de apoio fornecidos pelos docentes.

Endereços internet para consulta, fornecidos pelos docentes.