2024

Apicultura

Nome: Apicultura
Cód.: ZOO10427M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Zootecnia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A 'Apicultura' integra vários tópicos associados à intervenção da abelha comum na prestação de serviços ao ecosistema e na produção de bens e serviços com elevado valor sócio-económico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 


Objetivos:
Compreender a origem, evolução e distribuição do género Apis. Conhecer o que são, como normalmente se comportam e com que ameaças se defronta a A. mellifera. Consciencializar das implicações daí resultantes para a economia da atividade apícola, o ambiente e a segurança dos produtos/serviços por ela gerados. Desenvolver vias de intensificação/diversificação de produções/serviços apícolas. Detalhar o processamento e avaliação de qualidade dos produtos/serviços apícolas, com identificação dos principais pontos críticos de controlo.


 


Competências:
Demonstrar conhecimento aprofundado de biologia, patologia e produção apícolas. Analisar enquadramentos produtivos, identificar pontos críticos e propor esquemas de monitorização de qualidade dos produtos/serviços apícolas. Usar recursos informáticos e linguísticos adequados à recolha e processamento eficiente de informação que permitam analisar, avaliar, sistematizar, resolver e/ou comunicar situações específicas complexas.

Conteúdos Programáticos

Evolução, diversidade e biogeografia; sistemas individuais e coloniais de auto-regulação; comunicação intra- e extra-colonial; pastoreio e regulação da colheita de recursos; substituição de indivíduos e reprodução de colónias; doenças, predadores e intoxicações; intensificação e/ou conciliação de sistemas de produção e prestação de serviços; processamento, transformação, avaliação e certificação de produtos; monitorização de sistemas de produção com valor acrescentado; oportunidades, ameaças e novos horizontes para apicultura; novas tecnologias e principais vetores de investigação apícola.

Métodos de Ensino

Contextualização, exposição e discussão de matérias em sessões de natureza coletiva e em plataforma de E-learning. Aprendizagem personalizada dirigida (orientada) em áreas de maior relevância profissional ou interesse pessoal. Proposta, defesa, realização, apresentação e discussão de resultados obtidos a partir de trabalhos (i) de revisão, (ii) de caracterização, avaliação e melhoria de sistemas de produção, produtos ou serviços ou (iii) de investigação.

Avaliação

Uma prova escrita ou realização de um trabalho de revisão, de campo ou de laboratório.

Bibliografia


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CRANE, E (2000) The world history of beekeeping and honey hunting. Gerald Duckworth; London, UK; 682pp
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MORSE, R e FLOTTUM, K (1997) Honey bee pests, predators & diseases. A.I. Root; Medina (Ohio), USA; 718 pp
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MORITZ, R e SOUTHWICK E (1992) Bees as Superorganisms. Springer-Verlag; Berlin, Germany; 395 pp
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Equipa Docente (2023/2024 )