2024

Estudos Avançados em Fisiologia Animal

Nome: Estudos Avançados em Fisiologia Animal
Cód.: ZOO10419M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Zootecnia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Nesta UC aborda-se, a nível avançado, os mecanismos de crescimento celular e dos tecidos, digestão, imunidade, comportamento animal, lactação, reprodução e regulação da temperatura corporal.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos: Desenvolver a compreensão das bases moleculares dos processos fisiológicos. Integrar os aspetos moleculares dos processos metabólicos e entendê-los como um todo. Desenvolver competências no âmbito de técnicas e métodos de estudo dos processos fisiológicos.


Competências: O aluno deverá ser capaz de: Identificar as novas tendências no domínio dos tópicos selecionados. Obter uma visão integrada dos processos fisiológicos desde a base molecular à regulação do metabolismo e aplicá-la às tecnologias da produção animal. Executar uma análise crítica da bibliografia e elaborar uma exposição oral.

Conteúdos Programáticos

Crescimento e morte celular.


Mecanismos de regulação. Mecanismos de comunicação intercelular: neurotransmissores e hormonas. Mecanismos de acção hormonal. Mecanismos de regulação hormonal.


O sistema imunitário. A indução e a regulação da resposta imunitária. Respostas mediadas pelas células B e células T.


Endocrinologia do crescimento. Fatores de crescimento. Crescimento do osso, músculo-esquelético, matriz extracelular e tecido adiposo.


Aspetos particulares da fisiologia digestiva incluindo regulação da ingestão de alimentos; fatores anti-nutritivos e seus efeitos fisiológicos; alimentos funcionais e compostos bioativos.


Aspetos particulares da fisiologia reprodutiva e lactação. Técnicas de reprodução assistida: Manipulação de espermatozoides, inseminação artificial, fertilização in vitro, clonagem, transferência de embriões.


Natureza, sensibilidade e comportamento animal - bases para a senciência. Adaptações fisiológicas ao clima.

Métodos de Ensino

O ensino desta UC baseia-se na exposição teórica e discussão dos principais tópicos de cada tema. Os seminários serão utilizados para discussão com os alunos dos tópicos abordados, os quais devem demonstrar a sua capacidade de análise crítica da bibliografia consultada.
Avaliação: Duas frequências escritas ou alternativamente um exame final escrito. Para eliminar matéria em cada frequência, o aluno terá de obter uma classificação superior a 10 (numa escala de 0 a 20). A opção pelo exame final implica a realização duma prova sobre toda a matéria lecionada. A aprovação na disciplina, depende da obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 (numa escala de 0 a 20), que no caso do regime de avaliação contínua, resultará da média das notas das duas provas de frequência, não podendo nenhuma das notas das frequências ser inferior a 10.
Os alunos que não apresentem um mínimo de 75% de frequência às aulas não teóricas serão avaliados em exame de recurso (RA art. 110, ponto 11, alínea c).

Avaliação

Avaliação com base em duas frequências (nota final = média das duas frequências, desde que ambas as frequências tenham nota igual ou superior a 9 numa escala de 20) ou exame final.
Poderá ser solicitada uma apresentação oral de um trabalho individual (nota final = frequências/exame = 70%; trabalho individual = 30%).

Bibliografia

Punt, J.; Stranford, S.; Jones, P; Owen, J. (2019).Kuby Immunology. Eighth edition. Macmillan. ISBN-13: 978-1464189784

Scanes, C. (2003). Biology of Growth of Domestic Animals. First edition. Iowa State Press. ISBN-13: 978-0813829067

Gordon, I. (2017). Reproductive technologies in farm animals. 2nd Edition, CABI Publishing, Oxford ; United Kingdom. ISBN-13: 978-1780646039


Artigos de revisão compilados sobre os principais tópicos abordados. (review papers on the main topics).