2023
Representação do Conhecimento e Raciocínio
Nome: Representação do Conhecimento e Raciocínio
Cód.: INF13261M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Informática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Como resultado da aprendizagem nesta disciplina pretende-se que o aluno compreenda os diferentes tipos de conhecimento e as lógicas desenvolvidas para os representar incluindo as teorias necessárias para usar sistemas de raciocínio automático (baseados em lógica proposicional, primeira ordem e descritiva). O aluno deve ser capaz de formalizar e representar conhecimento usando essas lógicas na Semântica Web e em particular em OWL2 usando as ferramentas de desenvolvimento actuais.
O desenvolvimento da capacidade de recolha autónoma de bibliografia adequada na resolução de um problema usando técnicas especificas também é um dos objectivos desta disciplina.
O desenvolvimento da capacidade de recolha autónoma de bibliografia adequada na resolução de um problema usando técnicas especificas também é um dos objectivos desta disciplina.
Conteúdos Programáticos
(1) Mapas Conceptuais e Redes semânticas.
(2) Lógica descriptiva proposicional
(3) Formalização de Bases de Conhecimentos
(4) Ontologias
(5) Lógias Descriptivas e Bases de Dados
(6) Tempo e causalidade
(7) Semântica Web
(2) Lógica descriptiva proposicional
(3) Formalização de Bases de Conhecimentos
(4) Ontologias
(5) Lógias Descriptivas e Bases de Dados
(6) Tempo e causalidade
(7) Semântica Web
Métodos de Ensino
A matéria é introduzida nas aulas teóricas onde também são analisadas algumas soluções para alguns problemas tipos. Nas aulas práticas os alunos resolvem alguns exercícios propostos no papel, no computador têm que implementar alguns dos algoritmos estudados e usá-los para resolver alguns exercícios. Parte das aulas práticas também é usada para os alunos resolverem alguns dos trabalhos da disciplina.
30% do resultado da prova escrita teórica
70% do resultado nos trabalhos práticos
30% do resultado da prova escrita teórica
70% do resultado nos trabalhos práticos
Bibliografia
A. Borgida, R. J. Brachman. Conceptual Modelling with Description Logics. In the Description Logic Handbook, edited by F. Baader, D. Calvanese, D.L. Mc Guinness, D. Nardi, P.F. Patel-Schneider, Cambridge University Press, 2002
The Description Logic Handbook: Theory, Implementation and Applications. Cambridge University Press, 2002. ISBN 0521781760. Edited by F. Baader, D. Calvanese, D. Mc Guinness, D. Nardi, P. F. Patel-Schneider. Contributors: D. Nardi, R.J. Brachman, F. Baader, W. Nutt, F.M. Donini, U. Sattler, D. Calvanese, R. Molitor, G. De Giacomo, R. Kuesters, F. Wolter, D.L. Mc Guinness, P.F. Patel-Schneider, R. Moeller, V. Haarslev, I. Horrocks, A. Borgida, C. Welty, A. Rector, E. Franconi, M. Lenzerini, R. Rosati.
The Description Logic Handbook: Theory, Implementation and Applications. Cambridge University Press, 2002. ISBN 0521781760. Edited by F. Baader, D. Calvanese, D. Mc Guinness, D. Nardi, P. F. Patel-Schneider. Contributors: D. Nardi, R.J. Brachman, F. Baader, W. Nutt, F.M. Donini, U. Sattler, D. Calvanese, R. Molitor, G. De Giacomo, R. Kuesters, F. Wolter, D.L. Mc Guinness, P.F. Patel-Schneider, R. Moeller, V. Haarslev, I. Horrocks, A. Borgida, C. Welty, A. Rector, E. Franconi, M. Lenzerini, R. Rosati.