2024

Crescimento Económico

Nome: Crescimento Económico
Cód.: ECN11989M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular pretende que os alunos compreendam o fenómeno do crescimento económico, que o contextualizem no âmbito das políticas públicas e os prepare para realizarem investigação fundamental e aplicada.
Para isso proceder-se-á à consolidação dos modelos elementares, apresentando e aprofundando os posteriores desenvolvimentos (crescimento endógeno, inovação, capital humano, educação, instituições). No final dar-se-á também atenção à problemática da relação entre a crescimento e sustentabilidade, e nomeadamente na problemática das alterações climáticas.
1)Competências gerais
Autonomia, adaptação, iniciativa, pensamento independente, inovação
2) Competências Profissionalizantes:
Trabalho de grupo, comunicação escrita e oral, capacidade para comunicar resultados de investigação e ideias próprias
3) Competências específicas
Realização de pesquisa aplicada, capacidade de abstração, de construção de modelos, intuição e ética na investigação

Conteúdos Programáticos

1ª Parte: Introdução
1.1 Factos Estilizados co Crescimento económico
1.2 O modelo Solow-Swan
1.3 Convergência absoluta e condicional.
2ª Parte: O modelo de crescimento neoclássico.
2.1 Crescimento Económico com horizonte temporal infinito e agentes optimizadores: a visão descentralizada (o modelo de Ramsey-Cass-Koopmans)
2.2 Capital humano e crescimento económico
2.3 Modelos de crescimento endógeno de 1ª geração
Modelos unisectoriais (AK e Leaning-by-doing) acumulação de capital humano e Nelson-Phelps e o nível de capital humano), Efeitos de escala (Jones and Mankiw), O crescimento económico em contexto de economia aberta
3ª Parte: Crescimento Económico, Recursos Naturais e Sustentabilidade
3.1 Crescimento Endógeno e Sustentabilidade:
3.2 A Curva Ambiental de Kuznets

Métodos de Ensino

As aulas serão organizadas por tópicos dentro de cada capítulo complementadas por uma estratégia de aprendizagem ativa constituída por trabalho autónomo realizado pela leitura, análise e sua posterior apresentação e discussão pública (em aula) de artigos científicos sobre tópicos do programa.
O uso de uma plataforma de e-learning será um instrumento complementar da aprendizagem.
Na sua componente expositiva, as aulas concentram-se na apresentação e desenvolvimento dos modelos relevantes, apresentando as motivações que lhe deram origem, as hipóteses de base, discutindo os resultados e identificando as suas implicações de política económica.
A avaliação contínua é o regime de avaliação a privilegiar e consistirá em: short papers temáticos (15%), análise e possível extensão de um artigo (40%) com regras de elaboração, defesa e apresentação estabelecidas pelo responsável e avaliação final (45%). Os estudantes que não aderirem a este regime farão uma única prova de exame (100%).

Bibliografia

BOOKS:
[1] Acemoglu, D. (2008); Introduction to Modern Economic Growth, Princeton University Press;
[2] Aghion, P. e Howitt, P. (1998): Endogenous Growth Theory, The MIT Press, Cambridge, MA;
[3] Barro, R. J. & Sala-I-Martin, X. (2004): Economic Growth, 2nd Ed., The MIT Press;
4] Grossman, G. and E. Helpman (1991), Innovation and Growth in the global economy, MIT press;
More than 100 articles (both requires and recommended) published in top leading journals.
Articles (both required and recommended) published in top leading journals.

Equipa Docente