2024

Metodologias de Investigação

Nome: Metodologias de Investigação
Cód.: ECN11913M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objectivo dotar os alunos de conhecimentos metodológicos sobre as várias etapas do processo de investigação em Economia e em Políticas Públicas e Projectos, conducentes à elaboração de diversos trabalhos de natureza científica, particularmente a sua dissertação de mestrado.

As competências adquiridas pelos alunos situam-se ao nível da aquisição de capacidades de definição, elaboração e apresentação de trabalhos de natureza científica.

Conteúdos Programáticos

1. A METODOLOGIA DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: Aspectos Teóricos

1.1. A Ciência e o Método Científico: aspectos gerais
1.2. Breve Análise da Evolução do Método Científico: os caso particulares da Economia e das Políticas Públicas e Projectos

2. A METODOLOGIA DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: Aspectos Práticos

2.1. Os Trabalhos Académicos de Investigação: seus objectivos, tipos e características gerais
2.2. Breves Considerações sobre os Estilos Gráfico e de Escrita
2.3. A Escolha do Tema e do(s) Orientador(es): algumas recomendações
2.4. As Componentes Habituais de um Projecto de Investigação
2.5. A Operacionalização do Projecto de Investigação
2.6. Uma Proposta de Estrutura para uma Dissertação de Mestrado
2.7. A Apresentação/Defesa da Dissertação de Mestrado

3. A METODOLOGIA DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: Exemplos de Aplicação

Métodos de Ensino

Pretendendo constituir-se como uma ferramenta de fácil utilização, a metodologia de ensino baseia-se: 1) na apresentação da teoria (estritamente necessária) das metodologias de investigação; 2) na aplicação, o mais possível, daquela metodologia, recorrendo a exemplos ou casos práticos.

No que diz respeito à avaliação, no regime de avaliação contínua, esta será feita com base na elaboração, ao longo do semestre lectivo, de um (único) pequeno trabalho de natureza científica sobre um tema à escolha por parte dos alunos, valendo (obviamente) 100% da classificação final. Em alternativa, i.e. no regime de avaliação por exame, os alunos realizarão uma (única) prova de exame escrito sobre a matéria, valendo (obviamente) 100% da classificação final.

Bibliografia

ANGRIST, J.; AZOULAY, P.; ELLISON, G.; HILL, R.; LU, S. F. (2017), Economic research evolves: Fields and styles, American Economic Review, 107(5), 293-97.

FISCHER, F. (2019), Politics, values, and public policy: The problem of methodology. Routledge.

JONKER, J.; MORGADO, P. M.; PENNINK, B. (2018), Metodologia de Investigação em Ciências Económicas -- Um guia conciso para estudantes de mestrado e doutoramento, Coimbra: Actual Editora.

Equipa Docente (2023/2024 )