2024

Discurso e Práticas de Uso da Vegetação em Arquitetura Paisagista

Nome: Discurso e Práticas de Uso da Vegetação em Arquitetura Paisagista
Cód.: PAO13871M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arquitectura Paisagista

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Convidar o aluno à reflexão e à crítica sobre as diferentes linguagens que o sistema vegetação apresentou e apresenta no desenho de paisagem em diferentes escalas e tipologias.
Pretende-se que o aluno adquira competências no âmbito do uso da vegetação como forma de construir os espaços em projetos de arquitetura paisagista. Aquira competências e metodologia de investigação na seleção das várias espécies e sua aplicabilidade nas diferentes opções projetuais. Realização de peças técnicas - planos de plantação - no seguimento dos projetos realizados nas unidades curriculares de Projeto em Arquitetura Paisagista como forma de aplicar e consolidar os conhecimentos teórico e práticos lecionados durante o semestre.

Conteúdos Programáticos

O retorno a um discurso ecológico na prática da arquitetura paisagista na última década determinou uma nova linguagem do sistema da vegetação ao nível do desenho de paisagem. Representativo desta mudança é a obra de Piet Oudolf, de Michel Desvigne, Gille Clément, Adriasan Geuze, Michel Courajoud, James Corner James Hitchmough, Thomas Rainer e Olivier Filippi. Este conteúdo programático será abordado a partir dos seguintes temas:
- A vegetação como elemento estruturante e de composição da paisagem
- Discurso, método e prática do sistema de vegetação na sustentabilidade do desenho de paisagem-importância das comunidades vegetais
- Organização espacial da vegetação considerando também a sua dimensão estética e ecológica
- Contextualização no espaço e no tempo das diferentes linguagens projetuais com apresentação de casos de estudo.
- Trabalho prático - Planos de Plantação - no seguimento dos projetos realizados nas disciplinas de Projeto em Arquitetura Paisagista.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são lecionados com recurso a meios audiovisuais e complementados com a participação em palestras, conferências, workshops e visitas de estudo, com a apresentação de estudos de caso.
Devido à especificidade da disciplina a avaliação é contínua, resultando do acompanhamento dos trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos durante o semestre.
Elementos de avaliação: recensões, individuais ou em grupo, peças técnicas-planos de plantação e apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos.
Dadas as competências a desenvolver pelo estudante não há oportunidade de avaliação através de regime de exame final, de exame de recurso ou exame em época especial e extraordinária.

Bibliografia

Clément, G. (1994).Le jardine n mouvement: de la Vallée au Jardin planétaire. Paris:Sense &Tonka.
Dunnett, N.&Hitchmough, J. (2008). The dynamic landscape: design, ecology and management of naturalistic urban planting. London: Spon Press.
Weilacher,U. (1999). Between landscape architecture and land art. Berlin: Birkhӓuser.
Filippi, O. (2016). Planting design for dry gardens: Beautiful, resiliente groundcovers for terraces, paved areas, gravel and other alernatives to the lawn. China: Filbert Press.
Filippi, O. (2019). Bringing the mediterranean into your garden: how to capture the natural beauty of the garrigue. China: Filbert Press.
Jekyll, G.& Bisgrove, R. (2001). Colour schemes for the flower garden. London: Lincoln Limited.
Rainer, T.&West, C. (2015). Planting in a post-wild world:designing plant communities for resiliente landscapes. Portland, Oregon: Timber Press.
Robinson, N. (2016). The planting design handbook. 3ª ed, New York: Routledge.