2023

Psicologia da Educação da Criança

Nome: Psicologia da Educação da Criança
Cód.: PSI11398M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Psicologia da Educação da Criança

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer e compreender a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento, de educação e de aprendizagem à luz das principais correntes psicológicas.
- Aprofundar conhecimentos sobre a ecologia do desenvolvimento da criança.
- Conhecer e analisar, de modo crítico, teorias e conceitos da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da criança.
- Descrever e analisar fenómenos psicológicos subjacentes a processos educativos, nas suas dimensões pessoais, sociocognitivas, relacionais e contextuais.
- Conhecer e compreender as relações entre Escola - Família - Comunidade e seu impacto nos processos educativos e aprendizagem.
- Aprofundar conhecimentos que possibilitem uma intervenção psicopedagógica nas dinâmicas das relações educativas, cientificamente fundamentada.
- Aprofundar conhecimentos que possibilitem sustentar as práticas educativas nos resultados da investigação.
- Analisar, refletir e discutir criticamente as temáticas exploradas.

Conteúdos Programáticos

1. Perspetivas sobre Psicologia da Educação
A Psicologia da Educação na formação de educadores/as e docentes
Evolução de modelos em Psicologia da Educação
2. Perspetivas sobre o Desenvolvimento Humano
Modelos teóricos do desenvolvimento humano
Perspetivas construtivistas e sócio-construtivistas do desenvolvimento
Modelo bio-ecológico do desenvolvimento humano
3. Ecologia da Infância - Desenvolvimento e Educação em Contexto
A criança como pessoa social
Contextos de desenvolvimento e processos educativos
A criança e os microssistemas: interações educativas (família, pares e escola)
A criança e os sistemas sociais mais amplos
4. Perspetivas para uma Intervenção nas Dinâmicas das Relações Educativas
Fatores de risco e de proteção
Envolvimento da criança na escola
Interações educativas e gestão de conflitos
Transições escolares, processos de adaptação e desenvolvimento
Diversidades em contextos educativos
Investigação e prática educativa

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva de interpretação das perspetivas psicológicas de desenvolvimento e educação, procurando-se uma permanente articulação entre as fundamentações teóricas e seu enquadramento na formação de docentes.
Aulas presenciais com 2 componentes: cariz mais teórico (exposição dos conteúdos programáticos, com intervenção ativa dos/as estudantes); cariz mais prático (análise e discussão de situações práticas, relacionando a Psicologia da Educação da Criança com a intervenção em situações educativas).
Avaliação contínua: a) prova escrita (65%) preparada previamente (1 mês para preparação das respostas); b) trabalho de grupo (35%) - trabalho de investigação ou de pesquisa bibliográfica sobre uma temática relacionada com o programa. Requer a participação em, pelo menos 75% das aulas. Avaliação final: a) prova escrita individual (60%); b) um trabalho individual sobre uma temática relacionada com o programa (40%), entregue no dia da prova escrita.

Bibliografia

Barbarin, O. A., & Wasik, B. H. (eds.) (2009). Handbook of child development and early education: research to practice. Guilford Press.
Blatchford, O., Pellegrini, A. D., & Baines, E. (2016). The child at school. Interaction with peers and teachers. Routledge.
Bronfenbrenner, U. (Ed.) (2005). Making human beings human: bioecological perspectives on human development. Sage
Damon, W., & Lerner R. M. (Eds) (2006). Handbook of child psychology (4 Vols.). John Wiley & Sons.
National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine (2016). Parenting matters: Supporting parents of children ages 0-8. National Academies Press.
Pritchard, A., & Woollard, J. (2010). Psychology for the classroom: constructivism and social learning. Routledge
Veiga, F. H. (Coord.) (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Climepsi.
Wentzel, K. R., & Ramani, G. B. (Eds.) (2016). Handbook of social influences in school contexts: social-emotional, motivation, and cognitive outcomes. Routledge

Equipa Docente