2024

Prática Pedagógica em Contexto de Creche

Nome: Prática Pedagógica em Contexto de Creche
Cód.: PED13976M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC pretende constituir-se como um espaço de análise e reflexão sobre a organização do trabalho na Creche e promover a aquisição de competências que decorrem dos Perfis de Desempenho Profissional dos Educadores de infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (DL 240 & 241/2001).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender a creche na sua especificidade enquanto contexto educativo destinado a cris dos 4 aos 36 meses,
Compreender a organização do ambiente educativo e analisar criticamente as opções subjacentes;
Promover a integração de diversos saberes sobre as características e necessidades de crianças (4-36 meses) e sobre experiências educativas adequadas;
Conhecer as diversas componentes do trabalho do educador na educação em creche com as crianças, famílias e comunidade;
Desenvolver competências de observação, planificação, ação e avaliação;
Intencionalizar a ação educativa com base na diferenciação pedagógica
Desenvolver competências relacionais com os diversos participantes no processo educativo;
Desenvolver capacidades reflexivas e de autorregulação face à experiência vivida experimentando práticas de autoscopia e avaliação cooperada;
Integrar a dimensão cívica e formativa das suas funções, ética e deontologicamente.

Conteúdos Programáticos

Trabalham-se na UC as quatro dimensões do Perfil de Desempenho profissional
I. Dimensão profissional, social e ética
II. Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, incluindo:
Organização do ambiente educativo (espaço e materiais, tempo e grupo)
Observação, planificação e avaliação
Relação e ação educativa com crianças e famílias
Integração do currículo e experiências de aprendizagem
III. Dimensão da participação na escola e relação com a comunidade,
IV. Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida.
Estas dimensões são trabalhadas no contexto da intervenção e da sua regulação nas instituições e nas sessões teórico-práticas na universidade, mobilizando saberes específicos da pedagogia em creche bem mobilizando aprendizagens feitas no contexto de todas as UCs da formação dos/as estudantes.

Métodos de Ensino

Nas 13 semanas de 3horas de Estágio os/as estudantes evoluem da observação participante, para uma intervenção pontual e projetam a semana de intervenção com base no conhecimento e escuta das crianças e em cooperação com os/as cooperantes. As notas de campo e reflexões semanais dialogadas pelas professores e educadores cooperantes conduzem processos investigativos sobre a PES em creche;
Nas aulas TP: Gestão cooperada do processo de aprendizagem; Aulas expositivas com debate; comunicações à turma de trabalhos de pesquisa; Reflexão cooperada e análise das acções pedagógicas desenvolvidas em creche;
O regime de avaliação continua decorre de:
- Dossier de PES: 1) concepção da ação educativa; 2) caderno de formação e 3) planificações; 4) registos de pesquisa autónoma – 80%
- Assiduidade e participação nas aulas – 20%
Informação qualitativa das Educadoras Cooperantes sobre o desempenho dos/as estudantes em contexto.
Regime de avaliação final: NA

Bibliografia

APEI (2010). Carta de Princípios para uma Ética Profissional. Lisboa: APEI
Malavasi, L. & Zoccatelli, B. (2019). Documentar os projetos nos serviços educativos. (4ª ed.). Lisboa: APEI.
Falk, J. (Org.) (2011). Educar os Três Primeiros anos: a experiência de Lócsy. São Paulo: Junqueira & Samarin.
Fochi, P. (2015). Afinal, o que os bebés fazem no berçário? Penso.
Folque, M. A. & Vasconcelos, T. (2019). Que educação para as crianças dos 0 aos 3 anos? In M. E. Brederode Estado da Educação 2018 (p.278-289). Lisboa: CNE.
Neto, C. & Lopes, F (2018). Brincar em todo o lado. Cascais: Câmara Municipal de Cascais; APEI.
Oliveira-Formosinho, J. & Barros Araújo, S. (Orgs.),(2018). Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto: Porto Editora.
Post, J. & Hohmann, M. (2003). Educação de Bébés em Infantários: Cuidados e primeiras aprendizagens. Lisboa: FCG.
Dec.Lei 240 e 241/2001 de 30 de Agosto –Perfis Geral e Especifico do Educador de Infância.

Equipa Docente (2023/2024 )