2024

Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo

Nome: Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo
Cód.: PED13965M
21 ECTS
Duração: 15 semanas/546 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC de Iniciação à Prática Profissional em 1º CEB visa promover nos intervenientes a aquisição de competências, decorrentes dos perfis de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário(DL 240/2001; 241/2001), sustentadas em investigação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Caracterizar ambientes educativos, fundamentando e sustentando opções e ações pedagógicas;
Promover a integração de diversos saberes sobre características e necessidades das crianças e refletir sobre experiências educativas adequadas;
Conhecer diversas componentes do trabalho do professor com as crianças, famílias, colegas e comunidade e desenvolver competências relacionais;
Desenvolver competências de intervenção pedagógica em contextos educativos escolares mobilizando e integrando conhecimentos científicos, promovendo a aprendizagem dos alunos e trabalhando a integração do currículo;
Projetar, em contexto de intervenção, uma matriz organizacional que suporte e avance práticas educativas de qualidade;
Contribuir para o desenvolvimento da dimensão cívica e formativa das funções de professor de acordo com exigências éticas e deontológicas;
Desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente e ao longo da vida.

Conteúdos Programáticos

1. Funções e Objetivos do Ensino Básico:
1.1. Organização e currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico.
1.2. Perfil de desempenho do professor do 1º Ciclo e perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
2. A Profissão e a profissionalidade docente: as dimensões social e ética
3. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem:
3.1. Desenvolvimento do currículo no contexto de uma escola inclusiva
3.2. Competências na promoção da aprendizagem do currículo;
3.3. Integração do currículo nas diferentes áreas do conhecimento que contribuem para a formação dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico.
4. A participação na escola e relação com a comunidade
5. Desenvolvimento profissional ao longo da vida
5.1. Processo de supervisão e cooperação
5.2. Relações com investigação participante.

Métodos de Ensino

A supervisão acontece na presença do orientador e cooperante na sala da intervenção, complementada por diálogos acerca de planificações, registos reflexivos e outros documentos pedagógicos.
A aprendizagem profissional contempla participação em seminários, desenvolvimento curricular, mobilização de conhecimentos disciplinares, cooperação e investigação participante.
A investigação preconiza o questionamento e a compreensão de realidades para que possam atuar fundamentadamente, com a necessária autonomia e contributos para o conhecimento cientifico e pedagógico e desenvolvimento dos intervenientes. A avaliação contínua decorre: 1) da elaboração de um portfólio reflexivo e observação em contexto, ponderada a informação prestada pela instituição cooperante (professores coop.; coordenador da instituição) (65%); 2) resultado do ato público de defesa do relatório da PES em Pré-escolar e 1.º CEB, perante júri (35%). Cada componente deverá ter uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação final:NA.

Bibliografia

Arcadinho, A., Folque, A. & Leal da Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento 22 (1),5-22
Borralho, A., Cid, M. & Fialho, I. (2019).Avaliação das (para as) Aprendizagens: Das Questões Teóricas às Práticas de Sala de Aula. In Ortigão, Fernandes, Pereira & Santos (Org),Avaliar para Aprender no Brasil e em Portugal (219-240).CRV
Leal da Costa, C & Sarmento, T. (2019). Que faire face à ce que l'on nous fait... identités profissionnels en (re)construction: voix du professeur et construction de la connaissance avec les enfants. In Bernard, Slowik et Tschopp (Coord), Vitalité des approches biographiques dans la sphère professionnelle et apprentissage tout au long de la vie (81-102). Québec: Éd Sc etBien Commun
Pereira, C. & Balça, A. (2018). A educação literária na escola:a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise, 3(1),113-132