2024

Didática da Língua Materna

Nome: Didática da Língua Materna
Cód.: PED11448M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta uc pretende dotar os alunos com um conjunto de competências que lhes permitam promover a capacidade de compreender a importância da aprendizagem da língua materna na infância. O grande objetivo da aprendizagem da língua materna na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico é a estruturação do pensamento através da linguagem e, consequentemente, a consciencialização dos mecanismos básicos e linguísticos, com vista ao desenvolvimento das competências comunicativa e linguística da criança. Na verdade, ser educador de infância e professor do 1.º ciclo do ensino básico, tendo em conta a língua materna, não é só perspetivar a aprendizagem da língua como um sistema formal, mas também ter em conta os aspetos da dimensão social e individual do uso da linguagem, ou seja, as dimensões pragmática e discursivo – textual da língua. O papel destes docentes é, pois, procurar que as crianças usem progressivamente a língua com mais correção, não só tendo em conta o seu aperfeiçoamento estrutural, mas especialmente pensando na adequação dos diferentes atos verbais às diversas situações de comunicação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Analisar criticamente os documentos oficiais para o ensino e a aprendizagem da língua materna.
2 – Compreender o desenvolvimento da linguagem oral e das competências comunicativa e linguística nas crianças.
3 – Conhecer e refletir sobre as diversas metodologias de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita.
4 – Compreender o processo de comunicação literária e o fomento da educação literária nas crianças.
5 – Relacionar o ensino e a aprendizagem da gramática com o desenvolvimento da linguagem oral e do código escrito.
6 - Compreender o papel da avaliação no processo de ensino e de aprendizagem da língua materna.
7 - Compreender a função do manual escolar no processo de ensino e de aprendizagem da língua materna.
8 - Desenvolver e estruturar momentos de práticas para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da língua materna através de atividades de receção e de atividades de produção.
9 - Conhecer e analisar a investigação desenvolvida no âmbito do ensino e aprendizagem

Conteúdos Programáticos

1. Os documentos oficiais para o ensino e a aprendizagem da língua materna.
2.O desenvolvimento da comunicação oral e das competências comunicativa e linguística.
3. Da literacia emergente à aprendizagem do código escrito.
4. Metodologias para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita.
5.A promoção de uma educação literária.
6.A gramática no processo de ensino e da aprendizagem da língua materna.
7. A avaliação em língua materna.
8.O manual escolar: papel no ensino e na aprendizagem da língua materna.
9. A conceção de práticas para o trabalho com a língua materna – planificação, desenvolvimento e avaliação.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino
Exposições teóricas dos temas pela docente, as quais integrarão as intervenções e contribuições individuais dos alunos.
Leituras de textos orientadas pela docente, seguidas de trabalhos e discussões sobre essas leituras.
Trabalhos práticos individuais e/ou em grupo, seguidos de debate e síntese de conclusões.
Avaliação
Regime de avaliação contínua
Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nos trabalhos das aulas – peso 10%
Trabalho 1 – Com este trabalho n.º 1, pretende-se que os estudantes escolham, leiam, analisem e apresentem oralmente à turma, suscitando a reflexão e o debate, um tema, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente – peso 45%
Trabalho 2 – Com este trabalho n.º 2, pretende-se que os estudantes escolham, leiam e analisem, por escrito, um texto, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente – peso 45%
Regime de avaliação final
Neste regime, o estudante realizará uma prova escrita – 100%

Bibliografia

Alves Martins, M. (2019). A aprendizagem da leitura. In F. Veiga (Ed.), Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico (pp. 373-406). Lisboa: Climepsi.
Aprendizagens Essenciais – Português – 1.º ciclo do ensino básico. (2018). Ministério da Educação.
Lopes, J. A., Spear-Swerling, L., Oliveira, C. R. G., Velasquez, M. G., Almeida, L. S. & Araújo, L. (2014). Ensino da leitura no 1.º ciclo do ensino básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Silva, I. L. (Coord.) (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
Sá, C. M. & Luna, E. (2016). Transversalidades V: Desenvolvimento da oralidade. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Viana, F. L. & Ribeiro, I. (2017). Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância. Porto: Lusoinfo Multimédia.
Revista:
Cadernos de Educação de Infância. APEI.

Equipa Docente (2023/2024 )