2024

Mediação do Livro Infantil e Leitura Literária

Nome: Mediação do Livro Infantil e Leitura Literária
Cód.: LLT13944M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta uc visa preparar o estudante para a função de mediador entre o livro e o leitor infantil, de forma a nele despertar a capacidade e o gosto de cruzar a função poética da linguagem verbal com outras linguagens estéticas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Compreender o livro enquanto objeto artístico e multimodal
2- Ser capaz de relacionar a função poética da linguagem com outras linguagens artísticas
3- Enquadrar o livro no âmbito de outros objetos e/ou atividades tidas como concorrenciais
4- Ser capaz de expressar opiniões e/ou emoções perante a leitura e/ou audição de um texto
5- Compreender a função do mediador de leitura
O objetivo desta UC é preparar o estudante para a função de mediador entre o livro e o leitor infantil, de forma a nele despertar a capacidade e o gosto de cruzar a função poética da linguagem verbal com outras linguagens estéticas. Às questões que se levantam para concretizar esses objetivos vão-se dando respostas, e/ou suscitando respostas e mais perguntas por parte dos estudantes. E são elas: o que vemos quando lemos ou ouvimos um texto? O que lemos ou dizemos quando vemos uma ilustração? Porque gostamos ou não do que lemos, ouvimos ou vemos?

Conteúdos Programáticos

1 - Questões teóricas, partindo da perspetiva dos estudos literários e da conceção da Literatura como um polissistema, dentro do sistema que é a Cultura.
2 – Polissemia da linguagem literária e outras gramáticas no livro objeto.
3 - Várias tipologias de livro-objeto: pop-up, livro às tiras ou mix-and-match, livro-carrossel, livro pull-the-tab, livro-furado, book-in-a-box, livro-fantoche.
4 – A transmutação da narrativa em linguagem verbal – objeto cultural de partida - em linguagem fílmica, audiovisual.
5 – Leitura do objeto cultural de chegada – filmes, peças de teatro, séries, videojogos, e até paralelamente algum merchandising.
6 – O papel do mediador de leitura.

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma UC teórico-prática, pretende-se ir especificando as questões que têm sido objeto de investigação, estudos e teorização. A estas questões vão-se dando respostas, e/ou suscitando respostas e mais perguntas por parte dos estudantes.
Sendo assim, recorremos a uma metodologia de carácter mais expositivo que integrará as reflexões e os contributos dos estudantes.
O regime de avaliação contínua pressupõe dois trabalhos escritos, ambos com recurso a consulta: um com resposta a uma questão comum para todos os estudantes, presencial, correspondente a 25% da nota final; outro, com tema individual e em formato de trabalho, correspondente a 75% da nota final. A avaliação por regime de avaliação final pressupõe um teste correspondente a 100% da nota final.

Bibliografia

CHAMBERS, A. (1993). Tell Me: Children, Reading and Talk. Newtown: PETA.
ECO, U. (1964). Apocalípticos e Integrados. Lisboa: Relógio d’Água. 2015.
EVEN-ZOHAR, I. (1979). “Polysystem Theory” in Poetics Today. Vol. 1, No. 1⁄2, Special Issue: Literature, Interpretation, Communication. Published by: Duke University Press.
GREENBLATT, S. (1997). Interart Poetics. Essays on the Interrelations of the Arts and Media. Amsterdam: Rodopi.
NODELMAN, P. (1988). Words about Pictures: The Narrative Art of Children's Picture Books. Athens, Georgia: Uni. of Georgia Press.
RAMOS, A. M. (2017). Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura. Porto: Tropelias & Companhia.
SALISBURY, M. & STYLES, M. (2012). Children’s Picturebooks: The Art of Visual Storytelling. London: Laurence King Publishing.
STYLES, M. & ARIZPE, E. (2004). Lectura de imágenes. México: Fondo de Cultura Económica
VAN DER LINDEN, S. (2006). Lire l’album. Le Puy-en-Velay: L´atelier du poisson solu

Equipa Docente (2023/2024 )