2023

Jogo e Desenvolvimento Motor na Infância

Nome: Jogo e Desenvolvimento Motor na Infância
Cód.: DES13940M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer/compreender:
1. Os aspetos fundamentais do processo de desenvolvimento motor infantil (DMI) mediante uma abordagem sistémica e ecológica do desenvolvimento humano.
2. A importância do Jogo nas rotinas de vida da criança e seus efeitos nas aprendizagens e no desenvolvimento da criança.
3. Os critérios de qualidade e segurança dos espaços de jogo para a infância.
4. As potencialidades educativas dos espaços exteriores.
5. A importância do jogo de risco no desenvolvimento da criança.
6. Os efeitos da prática de atividade física (AF) na saúde da criança e na promoção de estilos de vida ativos.
7. O papel da Educação Física (EF) no âmbito da Educação para a saúde(EpS).
8. Alguns instrumentos de observação do Jogo e de avaliação do DMI e do ambiente educativo.

Dominar competências básicas de:
9. Observação e avaliação do Jogo e do DMI
10. Conceção de propostas de atividades promotoras da AF e do desenvolvimento de competências motoras na infância numa perspetiva inclusiva.

Conteúdos Programáticos

1. O desenvolvimento motor infantil (DMI): abordagem sistémica e ecológica do DMI; fases do DM; desenvolvimento percetivo-motor; desenvolvimento das habilidades e capacidades motoras

2. O jogo e as rotinas de vida da criança: formas de jogo infantil e sua evolução; a importância do jogo no desenvolvimento da criança; o jogo nas rotinas de vida da criança

3. A qualidade e segurança dos espaços de jogo e equipamentos lúdicos para a infância: critérios de qualidade e segurança; potencialidades educativas dos espaços exteriores; o jogo de risco

4. A Educação Física (EF), a saúde da criança e a educação para a saúde (EpS): efeitos da prática de AF na saúde da criança; a função da EF na EpS; as práticas lúdicas e desportivas na vida das crianças

5. Observação e avaliação do jogo e do DMI

6. A intervenção pedagógica no âmbito do Jogo e do DM: promoção do jogo, da competência motora, da atividade física e saúde; adaptações para contextos inclusivos; avaliação do ambiente educativo

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas:exposição oral; análise e discussão de textos de apoio; discussão em grupo e debate participado em temáticas com orientação reflexiva; participação de convidados/as; observação e discussão de vídeos; visita de estudo a um espaço exterior de jogo infantil; pesquisa individual e/ou em grupo orientada pelo/a docente.
Será utilizado o Moodle para permitir o acesso dos/as estudantes à documentação e aos recursos pedagógicos das aulas, à bibliografia e às propostas de trabalho para avaliação.
Regime de avaliação contínua:
- Trabalho de grupo com apresentação oral e discussão (70%). Trabalho de pesquisa, análise e reflexão sobre uma das temáticas abordadas nas aulas. Os temas dos trabalhos serão diferentes para permitir uma maior abrangência dos conteúdos
- Fichas de trabalho realizadas no decorrer das aulas ou decorrentes das temáticas abordadas (30%)
Regime de avaliação final (época normal, de recurso, especial e extraordinária): Prova com escrita (50%) e oral (50%)

Bibliografia

Archer, C., & Siraj, I. (2015). Encouraging physical development through movement-play. London: Sage.
Archer, C. & Siraj-Blatchford, I. (2017). Movement Environment Rating Scale (MOVERS) for 2-6-year-olds provision. Improving physical development through movement and physical activity. Trentham Books.
Cordovil, R. & Barreiros, J. (Eds) (2014). Desenvolvimento motor na Infância. Cruz Quebrada: Edições FMH
Gallahue, D.& Ozmun, J. (2001). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebés, crianças adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora.
Gletchel, N. & Haywood, K. M. (1993). Desenvolvimento motor ao longo da vida (6ª Ed). Artmed Editora
Neto, C. (Ed) (2003). Jogo e desenvolvimento da criança. Lisboa: Edições FMH
Neto, C.(2017). Brincar e ser activo na escola. Diversidades, 51, 9-17
Veiga, G., Marmeleira, J., Laranjo, L., Almeida, G., Küçükturan, A.G., (in press). Outdoor education practices for early childhood education – A practical book for parents and practitioners. Sakarya Univ