2024

Pedagogia da Educação de Infância dos 0 aos 6 anos

Nome: Pedagogia da Educação de Infância dos 0 aos 6 anos
Cód.: PED14021M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC visa desenvolver e aprofundar a formação em temas de pedagogia na educação de infância e contribuir para a construção do perfil específico de desempenho profissional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Compreender a dimensão sistémica das práticas educativas na Educação de Infância (EI) como garante dos direitos das crianças e a educação para a sustentabilidade
2. Conhecer, experimentar e analisar criticamente protocolos de avaliação da qualidade dos contextos e da aprendizagem na EI
3. Perspetivar o diálogo interdisciplinar e inter-institucional no suporte de práticas educativas inclusivas e de qualidade na EI
4. Conhecer os conteúdos curriculares a trabalhar em EI e estratégias de aprendizagem para todas as crianças
5. Conhecer modelos pedagógicos e curriculares para a EI
6. Desenvolver competências de observação, documentação e análise de situações educativas para regulação da ação educativa.
7. Utilizar linguagem científica na descrição e interpretação de fenómenos educativos.
8. Desenvolver uma atitude reflexiva e investigativa que permita problematizar a realidade dos contextos educativos e perspetivar a adequação da ação educativa.

Conteúdos Programáticos

1. Pedagogia da EI, direitos das crianças e educação para sustentabilidade
2. A qualidade na EI
2.1. A avaliação da qualidade: diferentes perspetivas
2.2. Referenciais de avaliação da qualidade
3. Abordagens pedagógicas e curriculares para a EI
3.1. Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar em Portugal e noutros países (ex: Brasil; Austrália)
3.2. Modelos pedagógicos para a EI: Fundamentos, princípios e ação
3.2.1. Movimento Escola Moderna; High-scope; Abordagem Régio-Emília; Emi Pikler; Waldorf; Forest schools.
4. Modos de aprender na infância
4.1. O Brincar
4.2. O Trabalho de Projeto
4.3. A interação / comunicação e a representação
5. Construção e gestão do currículo na EI
5.1. Da avaliação para o planeamento: a intencionalidade educativa
5.2. Observar, registar, analisar e comunicar: a avaliação para as aprendizagens através da documentação pedagógica
5.3. Projeto Curricular de Grupo: instrumento concetual e organizativo da ação educativa

Métodos de Ensino

- Gestão cooperada do processo de aprendizagem com participação das estudantes no planeamento e avaliação.
- Tempos de exposição com debate
- Estudo de temas com comunicação à turma;
- Trabalho de Campo (TC) com observação, registo de notas de campo e reflexões escritas, em creche e pré-escolar
- Visionamento e análise de vídeos de situações educativas
- Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos estudantes;
- Orientação tutorial (OT) individual ou em grupo.
- Utilização interativa da plataforma moodle

O regime de avaliação contínua implica:
A) Trabalho de pesquisa em grupo com comunicação à turma sobre um dos conteúdos (50%).
B) Trabalho de reflexão individual sobre uma componente da docência na creche e no J. I. baseado no trabalho de campo levado a cabo por cada estudante. (50%)
O Regime de avaliação final implica a realização de uma prova escrita sobre todos os conteúdos da UC (100%).

Bibliografia

Bertram, T. & Pascal, C. (2009). Manual DQP- Desenvolver a Qualidade em Parcerias: M.E. DGIDC.
Harms, T. e Clifford, R.(1998). Early Childhood Environment Ratting Scale.
Folque, M. A. (2018) O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. (3ª Edição) Lisboa: FCG.
Folque, M. A. & Vasconcelos, T. (2019). Que educação para as crianças dos 0 aos 3 anos? In M. E. Brederode Estado da Educação 2018 (p.278-289). Lisboa: CNE.
Folque, M. A., Aresta, F. & Melo, I. (2018). Construir a Sustentabilidade a partir da infância. Infância na Europa Hoje, 2, 26 – 31.
Oliveira-Formosinho, J. (2013)(Org.). Modelos Curriculares para a Educação de Infância: Construindo uma práxis de participação. Porto: Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J. & Barros Araújo, S. (Org.) (2018). Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto: Porto Editora.
Silva, I. L., Marques, L., Mata, L. & Rosa, M. (2016) Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: M. E./D

Equipa Docente (2023/2024 )