2024

A Educação das Crianças, as Famílias e a Comunidade

Nome: A Educação das Crianças, as Famílias e a Comunidade
Cód.: PED11416M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Conhecer os direitos das crianças e discutir as implicações de uma visão de criança cidadã, sujeito de direitos;
• Reconhecer e valorizar os pilares da equidade na educação de Infância: Diversidade, diferenciação, multiculturalidade e cooperação;
• Conhecer e refletir a família e a comunidade numa óptica descritiva, histórica, política e cultural;
• Conhecer analisar e perspetivar diversas abordagens de trabalho com a família e com a comunidade e de resolução dos problemas subjacentes;
• Compreender a cidade enquanto educadora, poder edificar, cooperadamente, com os seus pares, com as famílias e com as forças vivas da comunidade escolar, uma organização de aprendizagem fecunda para todas as crianças;
• Perspetivar a Educação de Infância numa perspetiva holística e integrada: a ecologia do desenvolvimento da criança.

Conteúdos Programáticos

1. Escutar as crianças: a radicalidade ética, política e pedagógica da assunção da criança como cidadão sujeito de direitos.
2. Família, Parentalidade e transformações sociais;
a. Educação parental: conceções e praxis;
b. Desafios da relação escola famílias
c. Estratégias de interação e cooperação com as famílias na educação das crianças;
3. A comunidade reconhecida com uma função educadora:
a. Conceito de "Cidades Educadoras" - carta das cidades educadoras (Declaração de Barcelona);
b. As cidades amigas das crianças UNICEF
4. Trânsitos entre espaços de fronteira
a. Integração de serviços
b. Transições família, creche, Pré-escolar, 1º CEB

Métodos de Ensino

Utilização de metodologias que apelem à construção de conhecimentos implicados através do envolvimento e participação dos alunos, individualmente e em grupo: aulas expositivas com debate: trabalhos de investigação e apresentação à turma; debates com convidados com experiências relevantes; participação em eventos na comunidade.
Cada estudante organiza a pares uma aula sobre uma temática do programa;
A avaliação assenta na construção de um Portfólio reflexivo sobre os temas abordados nas aulas. Uma das reflexões deve incidir sobre a aula preparada pelas/os estudantes (30%)

Bibliografia

Dahlberg, G, Moss, P., & Pence, A. (2003). Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: ArTmed
Folque, M. A, Aresta, F. & Melo, I. (2017). Construir a Sustentabilidade a partir da infância. Cadernos de Educação de Infância, 112, 82 – 91
Homem, L. M. (2002) O Jardim de Infância e a família: as fronteiras da Cooperação. Lisboa:IIE
Ionesco, M. TriKic, Z. & Pinto, L. M. (2019). INTESYS – Sistemas Integrados para a infância – apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade
Lester, B. M. & Sparrow, J. D. (2010). Nurturing Children and Families. Building on the legacy of T. B. Brazelton. NY: Wiley-Blackwell.
Sarmento, T. Ferreira, F. I, Silva, P. E Madeira, R. (2009.) Infância, Familia e Comunidade: as crianças como actores sociais. Porto: Porto Editora
UNESCO (2016). Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasilia: UNESCO.
Vasconcelos, T. (2009). A Educação de Infância no cruzamento de fronteira.Texto Editora.

Equipa Docente (2023/2024 )