2024

Filosofia para Crianças

Nome: Filosofia para Crianças
Cód.: FIL11414M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

FpC visa evidenciar a necessidade de as crianças aprenderem a escutar e dialogar, abordando temas com significado nas suas vivências. São 2 as questões que orientam o programa: O que é Filosofia da Educação?; Como se organiza uma sessão de Filosofia para Crianças?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

As competências a adquirir são de ordem crítica, argumentativa e performativa. É expectável que os estudantes desenvolvam o espírito crítico mediante o questionamento e a construção/desconstrução de posições interpretativas e performativas.

Os objetivos visados são:
1. Compreender o contexto da emergência de Filosofia para Crianças;
2. Reconhecer a especificidade da prática de Filosofia para Crianças;
3. Identificar questões colocadas por crianças;
4. Experimentar o planeamento de sessões de Filosofia para Crianças.


Conteúdos Programáticos

1. A emergência de Filosofia para Crianças: o que é Filosofia para Crianças?
1.1 O reconhecimento das crianças como sujeitos racionais, de acção e relação
1.2 A concepção inovadora de Mathew Lipman (comunidades de diálogo e investigação com crianças)
1.3 As alternativas de Thomas Wartenberg e Oscar Brenifier
2. A criação de comunidades de iniciação ao exercício de pensar: Como se prepara uma sessão de Filosofia para Crianças?
2.1 A relação entre escutar, perguntar e dar boas razões
2.2 A estrutura e a dinâmica de uma sessão de Filosofia para Crianças

Métodos de Ensino

Os conteúdos da unidade curricular serão explorados por duas vias:
1. a leitura hermenêutica de textos seleccionados. A docente procederá a curtas exposições e comentários de textos, contando com a participação activa dos estudantes e a prática do debate.
2. o estudo preparatório para realização do trabalho de grupo, contando-se com o apoio da docente. Os estudantes escolhem um tema, a partir do qual propõem a organização de uma sessão com crianças.

A avaliação proposta para a unidade curricular resultará da apreciação de dois trabalhos:
1. relatório individual (RI) de uma aula lecionada pela docente (50%);
2. trabalho de grupo (TG) com apresentação oral de um tema enquadrado pelo programa e escolhido pelos estudantes (50%).
Em caso de opção por exame final (EF), a avaliação realiza-se por prova individual escrita com o peso total de 100%.
A classificação final (CF) representa-se nas seguintes fórmulas: 1. CF = RI + TG; 2. CF = EF

Bibliografia

Carvalho, Magda – Filosofia para Crianças: a (im)possibilidade de lhe chamar outras coisas. Rio de Janeiro: NEFI, 2020.
Castro, G, Carvalho, M., Pimentel, B. – Cria: Um Projeto de Filosofia para Crianças. P. Delgada: Universidade dos Açores, 2010.
Kohan, W. – Infancia: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Lipman, Matthew – A Filosofia vai à Escola, trad. bras. de Mª Alice Prestes e Lucia Kremer, 2.ª ed., São Paulo, Summus Editorial, 1990.
Lipman, Matthew et al. – Filosofia na Sala de Aula, trad. Brás. de Ana Luiza Falcone, 3.ª ed., São Paulo, Nova Alexandria, 2006.
McCall, Catherine – Transforming Thinking. New York: Routledge, 2009.
Mendonça, Dina; Lourenço, Maria João – Aprender a Brincar? Manual de Filosofia para Crianças. Lisboa: Plátano 2011.
Santos, Maria Teresa (ed.) – Filosofia e Crianças. Pressupostos e linhas de um curso. Sesimbra: Aisthesis, 2018.
Sharp, Ann – Hospital das Bonecas, trad. port. de Zaza Carneiro de Moura, Lisboa, Dinalivro, 2008.