2024
Filosofia para Crianças
Nome: Filosofia para Crianças
Cód.: FIL11414M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
FpC visa evidenciar a necessidade de as crianças aprenderem a escutar e dialogar, abordando temas com significado nas suas vivências. São 2 as questões que orientam o programa: O que é Filosofia da Educação?; Como se organiza uma sessão de Filosofia para Crianças?
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
As competências a adquirir são de ordem crítica, argumentativa e performativa. É expectável que os estudantes desenvolvam o espírito crítico mediante o questionamento e a construção/desconstrução de posições interpretativas e performativas.
Os objetivos visados são:
1. Compreender o contexto da emergência de Filosofia para Crianças;
2. Reconhecer a especificidade da prática de Filosofia para Crianças;
3. Identificar questões colocadas por crianças;
4. Experimentar o planeamento de sessões de Filosofia para Crianças.
Os objetivos visados são:
1. Compreender o contexto da emergência de Filosofia para Crianças;
2. Reconhecer a especificidade da prática de Filosofia para Crianças;
3. Identificar questões colocadas por crianças;
4. Experimentar o planeamento de sessões de Filosofia para Crianças.
Conteúdos Programáticos
1. A emergência de Filosofia para Crianças: o que é Filosofia para Crianças?
1.1 O reconhecimento das crianças como sujeitos racionais, de acção e relação
1.2 A concepção inovadora de Mathew Lipman (comunidades de diálogo e investigação com crianças)
1.3 As alternativas de Thomas Wartenberg e Oscar Brenifier
2. A criação de comunidades de iniciação ao exercício de pensar: Como se prepara uma sessão de Filosofia para Crianças?
2.1 A relação entre escutar, perguntar e dar boas razões
2.2 A estrutura e a dinâmica de uma sessão de Filosofia para Crianças
1.1 O reconhecimento das crianças como sujeitos racionais, de acção e relação
1.2 A concepção inovadora de Mathew Lipman (comunidades de diálogo e investigação com crianças)
1.3 As alternativas de Thomas Wartenberg e Oscar Brenifier
2. A criação de comunidades de iniciação ao exercício de pensar: Como se prepara uma sessão de Filosofia para Crianças?
2.1 A relação entre escutar, perguntar e dar boas razões
2.2 A estrutura e a dinâmica de uma sessão de Filosofia para Crianças
Métodos de Ensino
Os conteúdos da unidade curricular serão explorados por duas vias:
1. a leitura hermenêutica de textos seleccionados. A docente procederá a curtas exposições e comentários de textos, contando com a participação activa dos estudantes e a prática do debate.
2. o estudo preparatório para realização do trabalho de grupo, contando-se com o apoio da docente. Os estudantes escolhem um tema, a partir do qual propõem a organização de uma sessão com crianças.
A avaliação proposta para a unidade curricular resultará da apreciação de dois trabalhos:
1. relatório individual (RI) de uma aula lecionada pela docente (50%);
2. trabalho de grupo (TG) com apresentação oral de um tema enquadrado pelo programa e escolhido pelos estudantes (50%).
Em caso de opção por exame final (EF), a avaliação realiza-se por prova individual escrita com o peso total de 100%.
A classificação final (CF) representa-se nas seguintes fórmulas: 1. CF = RI + TG; 2. CF = EF
1. a leitura hermenêutica de textos seleccionados. A docente procederá a curtas exposições e comentários de textos, contando com a participação activa dos estudantes e a prática do debate.
2. o estudo preparatório para realização do trabalho de grupo, contando-se com o apoio da docente. Os estudantes escolhem um tema, a partir do qual propõem a organização de uma sessão com crianças.
A avaliação proposta para a unidade curricular resultará da apreciação de dois trabalhos:
1. relatório individual (RI) de uma aula lecionada pela docente (50%);
2. trabalho de grupo (TG) com apresentação oral de um tema enquadrado pelo programa e escolhido pelos estudantes (50%).
Em caso de opção por exame final (EF), a avaliação realiza-se por prova individual escrita com o peso total de 100%.
A classificação final (CF) representa-se nas seguintes fórmulas: 1. CF = RI + TG; 2. CF = EF
Bibliografia
Carvalho, Magda Filosofia para Crianças: a (im)possibilidade de lhe chamar outras coisas. Rio de Janeiro: NEFI, 2020.
Castro, G, Carvalho, M., Pimentel, B. Cria: Um Projeto de Filosofia para Crianças. P. Delgada: Universidade dos Açores, 2010.
Kohan, W. Infancia: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Lipman, Matthew A Filosofia vai à Escola, trad. bras. de Mª Alice Prestes e Lucia Kremer, 2.ª ed., São Paulo, Summus Editorial, 1990.
Lipman, Matthew et al. Filosofia na Sala de Aula, trad. Brás. de Ana Luiza Falcone, 3.ª ed., São Paulo, Nova Alexandria, 2006.
McCall, Catherine Transforming Thinking. New York: Routledge, 2009.
Mendonça, Dina; Lourenço, Maria João Aprender a Brincar? Manual de Filosofia para Crianças. Lisboa: Plátano 2011.
Santos, Maria Teresa (ed.) Filosofia e Crianças. Pressupostos e linhas de um curso. Sesimbra: Aisthesis, 2018.
Sharp, Ann Hospital das Bonecas, trad. port. de Zaza Carneiro de Moura, Lisboa, Dinalivro, 2008.
Castro, G, Carvalho, M., Pimentel, B. Cria: Um Projeto de Filosofia para Crianças. P. Delgada: Universidade dos Açores, 2010.
Kohan, W. Infancia: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Lipman, Matthew A Filosofia vai à Escola, trad. bras. de Mª Alice Prestes e Lucia Kremer, 2.ª ed., São Paulo, Summus Editorial, 1990.
Lipman, Matthew et al. Filosofia na Sala de Aula, trad. Brás. de Ana Luiza Falcone, 3.ª ed., São Paulo, Nova Alexandria, 2006.
McCall, Catherine Transforming Thinking. New York: Routledge, 2009.
Mendonça, Dina; Lourenço, Maria João Aprender a Brincar? Manual de Filosofia para Crianças. Lisboa: Plátano 2011.
Santos, Maria Teresa (ed.) Filosofia e Crianças. Pressupostos e linhas de um curso. Sesimbra: Aisthesis, 2018.
Sharp, Ann Hospital das Bonecas, trad. port. de Zaza Carneiro de Moura, Lisboa, Dinalivro, 2008.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Maria Teresa Carrasco Salvador Gonçalves Santos [responsável]
- Maria Teresa Carrasco Salvador Gonçalves Santos [responsável]