2023

Técnicas Teatrais de Formas Animadas

Nome: Técnicas Teatrais de Formas Animadas
Cód.: ARC13957M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC propõe o desenvolvimento do conhecimento teórico-prático das técnicas teatrais de formas animadas como recurso educacional transversal

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes deverão:

Adquirir conhecimentos ao nível de:
. Conhecimento e compreensão histórico/cultural das várias técnicas de animação como formas teatrais de projecção ou prolongamento do próprio corpo.
. Identificação dos diversos tipos de formas animadas e suas características

Desenvolver aptidões na:
. Utilização destas técnicas expressivas como médiuns transversais às várias áreas de educação
. Concepção, adaptação e construção de formas teatrais animadas (marionetas, sombras, máscaras e caracterização) como "suportes" para exploração dramática.

Revelar competências na:
.Realização de pesquisa autónoma sobre tas diversas técnicas.
.Eleição de temas adequados ao desenvolvimento destas técnicas em contexto educacional e fundamenta as suas opções na conceptualização de um projecto.
. Desenvolve projecto pedagógico com recurso a técnicas teatrais de formas animadas.

Conteúdos Programáticos

Características, funções e desenvolvimento estético- artístico, histórico, sociocultural e educacional das formas animadas

Animação de objectos
Marionetas
Sombras
Máscaras
Caracterização
Audio visuais



Projecto: Concepção, Construção, Produção, Apresentação
Recursos pedagógicos

Métodos de Ensino

Será privilegiado o contacto directo com materiais e técnicas no sentido dos alunos saberem realizar e usar as diversas técnicas como recursos pedagógicos.
Terão ainda ocasião de aprofundar conhecimentos através de suportes audio-visuais, contactos com profissionais e visitas de estudo.
As metodologias de ensino assentam em 3 vectores:
1-na disponibilização de ferramentas e referências bibliog. para a realização de Pesquisa teórica e técnica tendo como foco as técnicas teatrais de formas animadas;
2-na realização técnica / produção artesanal de diferentes suportes e exploração criativa das diversas técnicas;
3– No desenvolvimento de projecto dramático de formas animadas, numa perspectiva interdisciplinar, como espaço de experimentação pedagógica em contexto de ed. pré escolar e 1ºCEB
Avaliação contínua:
- Realização prática laboratorial- 30%
- Investigação e Fundamentação do projecto - 30%
- Desenvolvimento do projecto - 40%
Avaliação final: Apresentação de projeto -100%

Bibliografia

Amaral, A. (2004). O Ator e seus Duplos: máscaras, bonecos e objetos. São Paulo: Edusp.
Angoloti, C. (1990). Cómics, títeres y teatro de sombras: tres formas plásticas de contar histórias. Madrid: Ediciones de la torre.
Ferraiuoli, A. (2011). A ludicidade e a expressão criativa: o teatro de bonecos, na construção de experiências estéticas na educação básica. 2011. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes.
Ferreira, H., & Tiza, A.(2006). Máscara Ibérica. Porto: Ed. Caixotim.
Piazza, P., & Montecchi, F. (1987). Teatro de sombras. Victoria: Publicaciones del governo vasco.
Ribeiro, R. (2011). Henrique Delgado: Contributos para a História da marioneta em Portugal. Lisboa: Ed. EGEAC/Museu da Marioneta.
Zurbach, C. (2002). Teatro de Marionetas – Tradição e Modernidade. Évora: Ed. Casa do Sul.

Equipa Docente