2024

Marketing Internacional

Nome: Marketing Internacional
Cód.: GES11656M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos e Competências:
Dotar os alunos dos conhecimentos que lhes permitam compreender o fenómeno de internacionalização, os critérios de seleção e as distintas formas de acesso dos mercados externos;
Fornecer um conjunto de ferramentas conceptuais e analíticas que permitam analisar problemas de marketing internacional, encontrar soluções e planear, desenvolver e implementar estratégias de marketing internacional que ajustem objetivos, experiências e recursos a oportunidades identificadas nos mercados;
Conferir capacidade de análise e pesquisa de Marketing em contexto internacional;
Capacitar a desenvolver um plano de marketing Internacional.

Conteúdos Programáticos

1. Noção, Objetivos e Ambiente de Marketing Internacional


2. Teorias e Determinantes do Processo de Internacionalização


3. Modos de Internacionalização Empresarial


4. Composto de Marketing Internacional



5. Principais Atores no Processo de Internacionalização/Globalização

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinam o aprofundamento dos conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos com a sua investigação e aplicação a casos concretos. As sessões incluem discussão de casos, análise de ideias e de estratégias de marketing internacional e, apresentação de trabalhos individuais e em grupo.

A avaliação é feita com base nos resultados obtidos em 1 trabalho prático individual -caso de estudo, resumo de artigo científico ou análise crítica de uma notícia de marketing internacional- (10%), um Plano de Marketing realizado e apresentado em Grupo (40%) e num exame final (50%). A nota mínima no exame é 7.5.

Avaliação

A avaliação da UC é suportada no seguinte:




  • Participação em pelo menos 75% dos fóruns de discussão (20%);

  • Entrega de quatro atividades (trabalhos) associadas aos módulos no prazo estipulado (20% cada uma).

Bibliografia

Cateora, P., Gilly, M. Graham, J. (2010). INTERNACIONAL MARKETING. 15thEd., McGraw-Hill.
Morales, B. (2006). INTERNACIONAL MARKETING: CREATIVIDAD Y INNOVACIÓN. Yoyo USA, Inc..
Czinkota, M., Ronkainen, I. (2009). INTERNATIONAL MARKLETING. 9th Edition, South-Western College Pub.
Keegan, W., Green, M. (2012). GLOBAL MARKETING. 7th Edition, Prentice-Hall, New Jersey.
Viana, Carlos; Hortinha, Joaquim (2005). MARKETING INTERNACIONAL. Edições Silabo, Lisboa.

Equipa Docente (2023/2024 )