2024

Sociologia das Atividades Desportivas

Nome: Sociologia das Atividades Desportivas
Cód.: SOC11430M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular pretende dotar os discentes de conhecimentos fundamentais sobre a abordagem sociológica de objetos relacionados com as atividades desportivas e com a gestão/direção/liderança em organizações desportivas, em geral, e de competências que potenciem a concretização destas atividades através de ferramentas e metodologias participativas de planeamento estratégico. Assim, no módulo 1, os alunos desenvolvem linguagem e adquirem esquemas conceptuais que lhes permitem fazer uma análise sociológica de alguns dos principais objetos da sociologia do desporto. Com a reflexão e partilha operadas no módulo 2, os alunos ficam habilitados a avaliar as possibilidades de cumprimento dos códigos de ética, fair play e deontologia nas profissões desportivas. No módulo 3, os estudantes adquirem conhecimentos sobre teorias sociológicas da ação organizada e competências para pensarem e planearem, prospectivamente, as organizações desportivas.

Pretende-se que o aluno no final do módulo seja capaz de:
OA1. Compreender as dinâmicas de configuração sociocultural do desporto moderno;
OA2. Caracterizar o desporto moderno e o desporto pós-moderno;
OA3. Enunciar as características do desporto-espetáculo;
OA4. Caraterizar e fundamentar, sociologicamente, os hábitos desportivos contemporâneos.
OA5. Caraterizar dinâmicas de construção social da ética e do fair play no desporto.
OA6. Avaliar a possibilidade de cumprimento dos princípios de ética, fair-play e deontologia nas profissões e desportivas contemporâneas.
OA7. Avaliar o interesse da análise estratégica para as organizações desportivas, a partir da compreensão dos seus principais conceitos;
OA8. Avaliar o interesse da prospetiva estratégica para a gestão das organizações;
OA9. Manipular métodos de operacionalização da prospetiva estratégica (modelo da Escola Francesa).

Conteúdos Programáticos

Módulo 1:
Aspetos sociológicos do desporto [5 horas]
CP1. Génese e evolução do desporto moderno.
CP2. Funções sociais do desporto na modernidade e na pós-modernidade.
CP3. O desporto-espetáculo: génese e características;
Cp4. Hábitos desportivos: oferta, procura e contextos.

Módulo 2:
Ética e deontologia do desporto [5 horas]
Cp5. O papel da ética e da deontologia no desporto;
CP6. Ameaças à ética e ao fair play, nas atividades desportivas e na gestão do desporto.

Módulo 3: Sociologia Prospetiva e Organizações Desportivas [10 horas]
CP7. (Algumas) Dimensões das organizações desportivas: poder; autoridade; participação; cultura organizacional (perspetiva sociológica).
CP8. A análise estratégica das organizações.
CP9. As etapas do planeamento estratégico, na perspetiva da Escola Francesa de Prospetiva: o diagnóstico do sistema, a estratégia de atores, os cenários (possíveis e desejados) e a estratégia organizacional na perspetiva da Escola Francesa de Prospetiva

Métodos de Ensino

As sessões colectivas serão teórico-práticas. Prevê-se o recurso à realização de exercícios de análise e debate de textos e/ou a dinamização de parte das sessões pelos alunos, a partir de textos previamente sugeridos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.
Os alunos desenvolverão também estudo independente, individual e em grupo. Usar-se-á a plataforma moodle para facilitar a partilha de recursos didácticos e a comunicação a distância.
Para ser proposto a avaliação, o/a aluno/a deve estar presente em, pelo menos, 75% das horas de contacto coletivas.
A avaliação da unidade curricular assume caráter contínuo (ver Regulamento Escolar Interno) e resulta de dois trabalhos escolares (sob a forma de recensão crítica ou position paper):
Trabalho 1) incidindo nos conteúdos dos módulos 1 e 2; Trabalho 2) incidindo nos conteúdos do módulo 3. Cada trabalho valoriza, além dos conteúdos programáticos, o perfil socioafetivo do aluno (nomeadamente a assiduidade, a participação nas sessões, e o cumprimento de prazos de realização as atividades de aprendizagem e avaliação).
Os trabalhadores-estudantes não ficam isentos da realização dos trabalhos previstos.
A classificação final (CF) da unidade curricular é apurada da seguinte forma: CF = (T1x40%) + (T2x60%).

Bibliografia

Coakley, J. (2009). Sports in Society: Issues and Controversies (10th ed.). Boston: McGraw Hill.
Ferrando, M., Barata, N. & Otero, F. (2009). Sociología del Deporte (3rd ed.). Madrid: Alianza Editorial.
Godet, M. & Durance, P. (2011). Strategic Foresight for Corporate and Regional Development. Paris: DUNOD - UNESCO.
Witmer, S. (2012). Sport Culture and Sociology (Ethics of Sport). London: Heinemann-Raintree.

Equipa Docente (2023/2024 )