2024
Recursos Humanos em Desporto
Nome: Recursos Humanos em Desporto
Cód.: GES11438M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta disciplina tem como grande finalidade introduzir os alunos no contexto das variáveis comportamentais das organizações e na visão estratégica da gestão dos recursos humanos (GRH).
Por outro lado, procura apresentar um quadro metodológico de compreensão da organização e das actividades de gestão, usando as ferramentas do CO e da GRH.
Pretende-se que os alunos:
- Entendam o que é o Comportamento Organizacional na ótica da organização e gestão de recursos humanos. Saibam quais são as principais áreas de intervenção, assim como as principais dimensões e variáveis;
- Possam desenvolver uma visão estratégica assumindo o potencial humano como fonte de vantagem competitiva;
- Dominem os conceitos de avaliação do desempenho, de recompensas e de formação e desenvolvimento profissional.
- Compreendam o papel da investigação aplicada à área da GRH.
- Que consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados.
- Que adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos no âmbito desta Unidade.
Por outro lado, procura apresentar um quadro metodológico de compreensão da organização e das actividades de gestão, usando as ferramentas do CO e da GRH.
Pretende-se que os alunos:
- Entendam o que é o Comportamento Organizacional na ótica da organização e gestão de recursos humanos. Saibam quais são as principais áreas de intervenção, assim como as principais dimensões e variáveis;
- Possam desenvolver uma visão estratégica assumindo o potencial humano como fonte de vantagem competitiva;
- Dominem os conceitos de avaliação do desempenho, de recompensas e de formação e desenvolvimento profissional.
- Compreendam o papel da investigação aplicada à área da GRH.
- Que consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados.
- Que adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos no âmbito desta Unidade.
Conteúdos Programáticos
A. Comportamento Organizacional Análise de um conjunto de variáveis: Liderança e gestão de equipas; Motivação e satisfação no trabalho; Cultura e ética organizacional
B. Modelos, Estruturas e Políticas de Recursos Humanos
C. Gestão Estratégica de Recursos Humanos - O capital humano como fonte de vantagem competitiva
D. Políticas de atracção e afectação dos RH numa lógica de gestão dos talentos e das competências
E. A avaliação do desempenho e da performance
F. Formação e desenvolvimento pessoal e profissional do gestor desportivo A importância do Marketing Pessoal e do Coaching
B. Modelos, Estruturas e Políticas de Recursos Humanos
C. Gestão Estratégica de Recursos Humanos - O capital humano como fonte de vantagem competitiva
D. Políticas de atracção e afectação dos RH numa lógica de gestão dos talentos e das competências
E. A avaliação do desempenho e da performance
F. Formação e desenvolvimento pessoal e profissional do gestor desportivo A importância do Marketing Pessoal e do Coaching
Métodos de Ensino
Associação da apresentação de conceitos e abordagens conceptuais, por método expositivo, à caracterização e reflexão sobre experiências vividas, pela participação activa dos alunos. Apresentação e análise de Estudos de Caso de forma a validar alguns dos métodos, técnicas e instrumentos utilizados na concepção e implementação das várias políticas de GRH.
A equipa docente utilizará a plataforma de e-learning da Universidade de Évora (Moodle).
Avaliação:
- Um trabalho individual/teste que consistirá na análise crítica de um Estudo de Caso, 70%.
- Resolução e apresentação de Casos e Análise de Textos, numa dinâmica de grupo e em contexto de sala de aula- 30%.
A equipa docente utilizará a plataforma de e-learning da Universidade de Évora (Moodle).
Avaliação:
- Um trabalho individual/teste que consistirá na análise crítica de um Estudo de Caso, 70%.
- Resolução e apresentação de Casos e Análise de Textos, numa dinâmica de grupo e em contexto de sala de aula- 30%.
Bibliografia
Armstrong, M. & Stephen, T. (2014). Handbook of Human Resource Management Practice (13th Edition). London: Kogan Page.
Bancaleiro, J. (2007). Scorecard de Capital Humano: Como Medir o Activo mais Importante da sua Empresa. Lisboa: RH Editora.
Caetano, A. & Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: RH Editora.
Câmara, P., Guerra, P. & Rodrigues, J. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Dm Quixote.
Pina e Cunha, M. & et al. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (2ª ed.). Lisboa: Sílabo.
Bancaleiro, J. (2007). Scorecard de Capital Humano: Como Medir o Activo mais Importante da sua Empresa. Lisboa: RH Editora.
Caetano, A. & Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: RH Editora.
Câmara, P., Guerra, P. & Rodrigues, J. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Dm Quixote.
Pina e Cunha, M. & et al. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (2ª ed.). Lisboa: Sílabo.