2024

Ética e Medicina Desportiva

Nome: Ética e Medicina Desportiva
Cód.: DES11429M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende introduzir conteúdos teóricos que permitam desenvolver conhecimentos e competências fundamentais na área da Ética e da Medicina Desportiva, aplicada ao Actividade Física e ao Desporto, para o bom desempenho profissional dos gestores de desporto.
A luta contra a dopagem é, para além de uma forma de preservação da saúde dos praticantes desportivos, uma forma de preservação da verdade desportiva e, desse modo, de um desporto limpo onde os princípios de ética desportiva sejam rigorosamente respeitados.
No âmbito da medicina desportiva, o exame-médico desportivo é um elemento decisivo na protecção do praticante de uma determinada actividade física, assumindo cada vez mais um papel preventivo.

Objectivos:
a) Conhecer os fundamentos, as estruturas, os métodos, as substâncias, as estatísticas e as tendências no combate à dopagem no desporto, bem como as implicações éticas no exercício da actividade dos gestores desportivos;
b) Compreender os modelos de organização da medicina desportiva em Portugal, as características dos exames essenciais que permitem proteger os praticantes desportivos e a saúde pública da população portuguesa, bem como os principais problemas médicos relativos a segmentos alvo específicos.

Conteúdos Programáticos

1. Luta contra a Dopagem no Desporto
1.1. Fundamentos e estrutura orgânica.
1.2. Métodos e substâncias proibidas.
1.3. Estatísticas do controlo de dopagem.
1.4. Novas tendências no combate ao doping no desporto.
2. Medicina Desportiva
2.1. Organização da medicina desportiva.
2.2. Exames aconselhados na prática desportiva.
2.3. Problemas médicos no desporto e actividade física.

Métodos de Ensino

A unidade curricular organiza-se em aulas teóricas e tutoriais, conforme indicado no Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a transmissão de informação, a interpretação de resultados de investigação aplicada, bem como uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos. Estão previstas 20 horas de aulas teóricas. Além da exposição oral, pretende-se através do questionamento, verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos.

A classificação final resulta da avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final. Todos os alunos deverão obter 9,5 valores, no mínimo, caso contrário não poderão completar com sucesso a UC.

Bibliografia

Higgins, R., Brukner, P. & English, B. (2006). Essential Sports Medicine. Oxford: Blackwell Publishing.
Houlihan, B. & McNamee, M. (ed) (2013). Anti-doping: Policy and Governance. London: Routledge.
Klossner, D. (2014). 2014-15 NCAA Sports Medicine Handbook. Indianapolis: NCAA Sport Science Institute.
WADA (2015). World Anti-Doping Code. Monreal: World Anti-Doping Agency.