2024

Controlo de Qualidade

Nome: Controlo de Qualidade
Cód.: MAT13609M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes adquiram alguns conhecimentos fundamentais de controlo de qualidade, ficando a conhecer diversos tipos de cartas de controlo, formas de aferir a capacidade de um processo ou serviço, planos de amostragem por aceitação, conceitos fundamentais de fiabilidade e a sua relação com a monitorização de um processo ou serviço.
Os estudantes devem ficar capacitados para:
• Planear, organizar, implementar e otimizar o controlo estatístico de um processo ou serviço e avaliar a sua capacidade em cumprir especificações;
• Avaliar a capacidade de um sistema de medição;
• Avaliar, de uma forma crítica, diferentes políticas de amostragem em controlo de qualidade;
• Modelar por via paramétrica e não paramétrica dados de fiabilidade, conseguindo aplicar a melhor abordagem em cada situação e interpretar, de uma forma crítica, os resultados obtidos;
• Entender a literatura relacionada e avançar para um estudo mais aprofundado das temáticas abordadas.

Conteúdos Programáticos

Controlo por variáveis e por atributos. Diferentes tipos de cartas de controlo.
Análise de capacidade de um processo. Processos 6-sigma.
Capacidade do sistema de medição. Exatidão e precisão. Repetibilidade e reprodutibilidade.
Amostragem por aceitação. Diferentes planos de amostragem.
Métodos de amostragem em controlo de qualidade.
Principais conceitos de fiabilidade.
Modelação do risco.
Otimização em controlo de qualidade.

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos em diferentes áreas (Economia, Gestão, Saúde, Ciências Biológicas). As sessões incluem a apresentação dos conceitos em contexto real e a análise de dados reais com a utilização do software apropriado.

Os estudantes realizam dois trabalhos práticos individuais ou em grupo, com um peso de 50% cada.
Caso não obtenha aprovação em avaliação contínua, o aluno realiza um exame e os trabalhos individuais / grupo terão um peso de 25% na nota final.

Bibliografia

Carey, R., Stake, L. (2003). Improving Healthcare with Control Charts: Basic and Advanced SPC Methods and Case Studies, ASQ.
Carvalho, S., Androzzi, L., Codeço, T., Campos, P., Barbosa, S., Shimakura, E. (2011). Análise de sobrevivência, 2 Ed., Fiocruz.
Gomes, I., Figueiredo, F., Barão, M. (2010). Controlo Estatístico da Qualidade, 2 Ed, Edições SPE.
Klein, J., van Houwelingen, H., Ibrahim, J., Scheike, H. (2019). Handbook of Survival Analysis. Chapman and Hall/CRC.
Mitra, A. (2016). Fundamentals of Quality Control and Improvement, 4th Ed, Wiley.
Montgomery, C. (2012). Introduction to Statistical Quality Control, 7th Ed., Wiley.
Rausand, M., Hoyland, A. (2003). System Reliability Theory: Models, Statistical Methods, and Applications, 2nd Ed., John Wiley.
Ryan, P. (2011). Statistical Methods for Quality Improvement, 3rd Ed, Wiley.