2025
Conservação e Reabilitação de Solos
Nome: Conservação e Reabilitação de Solos
Cód.: BIO15730M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/168 horas
Área Científica:
Ciências da Terra e do Ambiente
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender a importância dos constituintes do solo no desempenho das suas funções nos ecossistemas terrestres. Conhecer os riscos de degradação dos solos submetidos a diferentes tipos de uso pelo Homem. Conhecer e compreender as principais técnicas de conservação e restauro de solos.
Adquirir conhecimento sobre os principais tipos de contaminantes que atingem os solos (inorgânicos e orgânicos), suas propriedades, atividades humanas que os veiculam, e principais tipos de estratégias de reabilitação/tratamento de solos contaminados.
Adquirir conhecimento sobre os principais tipos de contaminantes que atingem os solos (inorgânicos e orgânicos), suas propriedades, atividades humanas que os veiculam, e principais tipos de estratégias de reabilitação/tratamento de solos contaminados.
Conteúdos Programáticos
Importância do solo e suas funções nos ecossistemas. Constituintes minerais e orgânicos. Propriedades. Classificação. Capacidade de uso da terra. Aptidão da terra. Qualidade do solo.
Degradação física do solo e medidas de conservação: Uso e degradação física. Boas práticas e medidas de conservação e reversão da degradação por: Erosão hídrica e eólia, Compactação e impermeabilização, Movimentos de massa (deslizamentos), Fogos florestais e recuperação de áreas ardidas.
Degradação química do solo e estratégias de minimização: Degradação química e riscos associados: salinização, diminuição do teor em matéria orgânica e contaminação. Boas práticas e medidas de conservação e recuperação. Principais tipos de contaminantes e atividades humanas que os veiculam; Valores-limite.
Reabilitação de solos contaminados: confinamento/isolamento, tecnologias de tratamento in situ e ex situ; métodos físicos, químicos, térmicos, solidificação/estabilização e biológicos (biorremediação e fitorremediação).
Degradação física do solo e medidas de conservação: Uso e degradação física. Boas práticas e medidas de conservação e reversão da degradação por: Erosão hídrica e eólia, Compactação e impermeabilização, Movimentos de massa (deslizamentos), Fogos florestais e recuperação de áreas ardidas.
Degradação química do solo e estratégias de minimização: Degradação química e riscos associados: salinização, diminuição do teor em matéria orgânica e contaminação. Boas práticas e medidas de conservação e recuperação. Principais tipos de contaminantes e atividades humanas que os veiculam; Valores-limite.
Reabilitação de solos contaminados: confinamento/isolamento, tecnologias de tratamento in situ e ex situ; métodos físicos, químicos, térmicos, solidificação/estabilização e biológicos (biorremediação e fitorremediação).
Métodos de Ensino
Esta UC compreende aulas teóricas, onde são lecionados os fundamentos da matéria, e aulas teórico-práticas, focadas na aplicação de conceitos através de casos de estudo e resolução de problemas. Nas aulas teóricas, os conceitos científicos são abordados numa perspetiva de ?aprendizagem para aplicação?, com exemplos concretos de degradação e contaminação de solos, reforçando a sua constituição, classificação, formação e recuperação. Sempre que possível, serão analisadas situações reais para consolidar conhecimentos. Nas aulas teórico-práticas, os alunos irão classificar solos, estimar erosão, realizar cálculos para a recuperação de solos, e analisar casos de estudo de solos contaminados com base nas Normas de Qualidade Ambiental e outros indicadores. Serão utilizados artigos técnico-científicos para relacionar, por exemplo, contaminantes e tecnologias p/ o tratamento. Prevê-se uma visita de campo a áreas de recuperação ambiental e uma aula aberta com um especialista na área.
Avaliação
A avaliação pode ser realizada por Avaliação Contínua (AC) e compreende a realização de:
? 2 testes de realização individual, a meio e no final do semestre - 20% da classificação final (CF);
? Questão prática (individual) - 15% da CF;
? Questão prática (em grupo de trabalho) -15% da CF;
? Questões-aula (mínimo três)(individual) ? a média corresponderá a 10% da CF;
? Trabalho de grupo - 20% da CF.
A aprovação por AC pressupõe: (a) A realização de todos os elementos de avaliação propostos; (b) Classificação mínima de 8,0 valores (em 20) em qualquer uma das componentes da AC; e (c) Classificação mínima de 9,5 valores (em 20) na média ponderada dos vários elementos de avaliação.
Os estudantes que não sejam aprovados no regime de AC, ou que não possam participar nesse tipo de avaliação (participação no mínimo de 75% das aulas práticas e teórico-práticas e realização dos vários elementos de avaliação propostos), poderão obter a aprovação à UC por realização de um Exame Final.
? 2 testes de realização individual, a meio e no final do semestre - 20% da classificação final (CF);
? Questão prática (individual) - 15% da CF;
? Questão prática (em grupo de trabalho) -15% da CF;
? Questões-aula (mínimo três)(individual) ? a média corresponderá a 10% da CF;
? Trabalho de grupo - 20% da CF.
A aprovação por AC pressupõe: (a) A realização de todos os elementos de avaliação propostos; (b) Classificação mínima de 8,0 valores (em 20) em qualquer uma das componentes da AC; e (c) Classificação mínima de 9,5 valores (em 20) na média ponderada dos vários elementos de avaliação.
Os estudantes que não sejam aprovados no regime de AC, ou que não possam participar nesse tipo de avaliação (participação no mínimo de 75% das aulas práticas e teórico-práticas e realização dos vários elementos de avaliação propostos), poderão obter a aprovação à UC por realização de um Exame Final.
Bibliografia
Weil, RR & Brady, NC (2017). The Nature and Properties of Soils. 15th edition, Pearson Education Limited.
Pierzynski, G. M., Sims, J. T., Vance, G. F. (2005). Soils and environmental quality. (3ª edição). Florida: Taylor e Francis Group.
Osman, KT (2014). Soil Degradation, Conservation and Remediation. Springer Netherlands. 237 p.
Hudson, N.W. 2015. Soil Conservation, Third Edition, Scientific Publishers (Imprint), Rajasthan (India), 391 p.
Rodríguez Eugenio, N, McLaughlin, MJ, Pennock, DJ, Food and Agriculture Organization of the United Nations, Global Soil Partnership, 2018. Soil pollution: a hidden reality. http://www.fao.org/3/I9183EN/i9183en.pdf
Iskandar, IK(Ed) (2000). Environmental Restoration of Metals-Contaminated Soils. Lewis Publishers, Boca Raton FL.
Meyers, RA, Dittrick, DK (Eds). Encyclopedia of Environmental Pollution and Cleanup. Volume I and Volume II. John Wiley & Sons, Inc. NY
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