2025

Seminário II

Nome: Seminário II
Cód.: BIO12138M
1.5 ECTS
Duração: 15 semanas/40 horas
Área Científica: Biologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Os estudantes vão apresentando à turma os avanços no seu plano de dissertação, ao mesmo tempo que aprofundam o conhecimento sobre o estado da arte do tema central do seu trabalho.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Guiar individualmente os alunos no processo de enquadramento do tema da dissertação no estado da arte sobre o conhecimento técnico-científico relacionado com o domínio selecionado.

Acompanhar a execução das tarefas definidas no cronograma apresentado no Seminário I.

Analisar em tempo útil possíveis alterações à estrutura da dissertação de Mestrado inicialmente proposta.

Conteúdos Programáticos

Como procurar e selecionar os conteúdos que devem constituir o estado da arte. Como dar destaque ao trabalho que vai ser desenvolvido, e qual a melhor forma de o enquadrar no conhecimento técnico-científico existe à data sobre o assunto. Critérios para elaborar uma boa síntese do estado da arte. Organização do capítulo introdutório da dissertação de mestrado. Organização da bibliografia e normas de citação de trabalhos consultados.

Métodos de autocontrolo do cumprimento do cronograma de tarefas.

Métodos de Ensino

O acompanhamento do aluno no que respeita à elaboração do estado da arte e à organização do capítulo introdutório das teses é feito individualmente e em seminários colectivos. A avaliação é composta por duas componentes: (i) uma apresentação oral; e (ii) um relatório síntese do estado da arte do assunto que enquadra a dissertação de mestrado.

A apresentação é realizada perante os dois docentes que partilham a lecionação da unidade curricular.
A avaliação é feita numa grelha de pontuações dirigida à clareza da apresentação, à profundidade dos conhecimentos, e à qualidade científica, e os dois elementos do júri pontuam estas variáveis, sendo depois feita a média das pontuações agregadas e correspondendo esta 50% nota da final. Os restantes 50% correspondem à classificação atribuída ao relatório síntese.

Bibliografia

Schimel, J (2912) Writing Science.Oxford University Press. Oxford.
Doumont, J, ed (2010). English Communication for Scientists. Cambridge, MA. NPG Education.

Equipa Docente (2024/2025 )