2024

Geologia aplicada à Arqueologia

Nome: Geologia aplicada à Arqueologia
Cód.: GEO14685M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC visa dotar os alunos de competências fundamentais para a prática arqueológica

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Os alunos devem ganhar aptidões para trabalhar com mapas geológicos, enquanto fonte de informação sobre o posicionamento dos materiais geológicos;
2. Transmitir conhecimentos básicos de estratigrafia geológica; Considerando os seus aspectos de composição química e mineralógica enquanto uma fonte de informação sobre paleo-ambientes;
3. Os alunos ganham novas competências no uso de meios analíticos em objetos arqueológicos;
4. Espera-se que os alunos consigam relacionar os artefactos arqueológicos com a disponibilidade e distribuição espacial de matérias-primas geológicas. Contribuíndo assim para a construção de modelos de proveniência e da relação entre sociedades e o seu meio.

Conteúdos Programáticos

A. Mapas geológicos
1. Leitura e interpretação de mapas geológicos e outros mapas temáticos.
2. Os exercícios interpretativos e de abstração da organização de volumes líticos e estruturas geológicas.
3. Exercício de mapeamento geológico em trabalho de campo (ou seja, saída de campo).
B. Introdução a soluções analíticas para arqueólogos
1. Microscopia
i. Microscopia ótica
ii. Microscópio eletrónica
2. Análise química
i. Análise de fluorescência de raios X (XRF) de solos, cerâmicas, ligas
3. Composição mineralógica
ii. Difração de raios-X (DRX) de solos, cerâmicas e argamassas
C. Solos e sedimentos
1. Solos, sedimentos e estratigrafia
2. Propriedades químicas, mineralógicas e físicas do sedimento
3. Micromorfologia
4. Paleoambientes
D. Produtos e matérias-primas
1. Materiais líticos
i. Pedras de construção
ii. Quartzo microcristalino
iii. Outros Rochas siliciosas
Quartzito
Opala
Xistos siliciosos
2. “Rochas artificiais”
i. Argamassas
Ligante e agregados
ii. Cerâmicas
Argi

Métodos de Ensino

O ensino envolverá aulas teóricas, aulas práticas com estudo de materiais geológicos em artefactos arqueológicos e uma saída de campo.
As aulas serão apresentadas por membros do corpo docente da Universidade de Évora, sendo ocasionalmente convidados professores externos para leccionar tópicos específicos sob a forma de seminários.
A avaliação será efectuada através da realização trabalhos laboratoriais (80%) e redacção de um trabalho de revisão (20%). A avaliação final é feita na forma de exame final e poderá ser efetuada em qualquer das épocas de exame previstas.

Bibliografia

Andrefsky, William Jr. (2005) Lithics - Macroscopic Approaches to Analysis. Cambridge University Press
Goffer, Zvi (2007) Archaeological chemistry. John Wiley & Sons, Inc.
Goldberg, P. & Macphail, R.I. 2005 (or later editions). Practical and Theoretical Geoarcheology.
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781118688182
French, C. (2005). Geoarchaeology in action: studies in soil micromorphology and landscape evolution. Routledge
Quinn, P. S. (2009). Interpreting silent artefacts. Petrographic approaches to Archaeological Ceramics, Archaeopress.
Rapp, George ( 2009) Archaeomineralogy. Springer-Verlag Berlin Heidelberg
Rice, Prudence M. (2015) Pottery Analysis: A Sourcebook, 2nd ed. (Chicago and London: The University of Chicago Press)

Equipa Docente (2023/2024 )