2025
Geologia aplicada à Arqueologia
Nome: Geologia aplicada à Arqueologia
Cód.: GEO14685M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
A UC visa dotar os alunos de competências fundamentais para a prática arqueológica
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Os alunos devem ganhar aptidões para trabalhar com mapas geológicos, enquanto fonte de informação sobre o posicionamento dos materiais geológicos;
2. Transmitir conhecimentos básicos de estratigrafia geológica; Considerando os seus aspectos de composição química e mineralógica enquanto uma fonte de informação sobre paleo-ambientes;
3. Os alunos ganham novas competências no uso de meios analíticos em objetos arqueológicos;
4. Espera-se que os alunos consigam relacionar os artefactos arqueológicos com a disponibilidade e distribuição espacial de matérias-primas geológicas. Contribuíndo assim para a construção de modelos de proveniência e da relação entre sociedades e o seu meio.
2. Transmitir conhecimentos básicos de estratigrafia geológica; Considerando os seus aspectos de composição química e mineralógica enquanto uma fonte de informação sobre paleo-ambientes;
3. Os alunos ganham novas competências no uso de meios analíticos em objetos arqueológicos;
4. Espera-se que os alunos consigam relacionar os artefactos arqueológicos com a disponibilidade e distribuição espacial de matérias-primas geológicas. Contribuíndo assim para a construção de modelos de proveniência e da relação entre sociedades e o seu meio.
Conteúdos Programáticos
A. Mapas geológicos
1. Leitura e interpretação de mapas geológicos e outros mapas temáticos.
2. Os exercícios interpretativos e de abstração da organização de volumes líticos e estruturas geológicas.
3. Exercício de mapeamento geológico em trabalho de campo (ou seja, saída de campo).
B. Introdução a soluções analíticas para arqueólogos
1. Microscopia
i. Microscopia ótica
ii. Microscópio eletrónica
2. Análise química
i. Análise de fluorescência de raios X (XRF) de solos, cerâmicas, ligas
3. Composição mineralógica
ii. Difração de raios-X (DRX) de solos, cerâmicas e argamassas
C. Solos e sedimentos
1. Solos, sedimentos e estratigrafia
2. Propriedades químicas, mineralógicas e físicas do sedimento
3. Micromorfologia
4. Paleoambientes
D. Produtos e matérias-primas
1. Materiais líticos
i. Pedras de construção
ii. Quartzo microcristalino
iii. Outros Rochas siliciosas
Quartzito
Opala
Xistos siliciosos
2. Rochas artificiais
i. Argamassas
Ligante e agregados
ii. Cerâmicas
Argi
1. Leitura e interpretação de mapas geológicos e outros mapas temáticos.
2. Os exercícios interpretativos e de abstração da organização de volumes líticos e estruturas geológicas.
3. Exercício de mapeamento geológico em trabalho de campo (ou seja, saída de campo).
B. Introdução a soluções analíticas para arqueólogos
1. Microscopia
i. Microscopia ótica
ii. Microscópio eletrónica
2. Análise química
i. Análise de fluorescência de raios X (XRF) de solos, cerâmicas, ligas
3. Composição mineralógica
ii. Difração de raios-X (DRX) de solos, cerâmicas e argamassas
C. Solos e sedimentos
1. Solos, sedimentos e estratigrafia
2. Propriedades químicas, mineralógicas e físicas do sedimento
3. Micromorfologia
4. Paleoambientes
D. Produtos e matérias-primas
1. Materiais líticos
i. Pedras de construção
ii. Quartzo microcristalino
iii. Outros Rochas siliciosas
Quartzito
Opala
Xistos siliciosos
2. Rochas artificiais
i. Argamassas
Ligante e agregados
ii. Cerâmicas
Argi
Métodos de Ensino
O ensino envolverá aulas teóricas, aulas práticas com estudo de materiais geológicos em artefactos arqueológicos e uma saída de campo.
As aulas serão apresentadas por membros do corpo docente da Universidade de Évora, sendo ocasionalmente convidados professores externos para leccionar tópicos específicos sob a forma de seminários.
A avaliação será efectuada através da realização trabalhos laboratoriais (80%) e redacção de um trabalho de revisão (20%). A avaliação final é feita na forma de exame final e poderá ser efetuada em qualquer das épocas de exame previstas.
As aulas serão apresentadas por membros do corpo docente da Universidade de Évora, sendo ocasionalmente convidados professores externos para leccionar tópicos específicos sob a forma de seminários.
A avaliação será efectuada através da realização trabalhos laboratoriais (80%) e redacção de um trabalho de revisão (20%). A avaliação final é feita na forma de exame final e poderá ser efetuada em qualquer das épocas de exame previstas.
Bibliografia
Andrefsky, William Jr. (2005) Lithics - Macroscopic Approaches to Analysis. Cambridge University Press
Goffer, Zvi (2007) Archaeological chemistry. John Wiley & Sons, Inc.
Goldberg, P. & Macphail, R.I. 2005 (or later editions). Practical and Theoretical Geoarcheology.
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781118688182
French, C. (2005). Geoarchaeology in action: studies in soil micromorphology and landscape evolution. Routledge
Quinn, P. S. (2009). Interpreting silent artefacts. Petrographic approaches to Archaeological Ceramics, Archaeopress.
Rapp, George ( 2009) Archaeomineralogy. Springer-Verlag Berlin Heidelberg
Rice, Prudence M. (2015) Pottery Analysis: A Sourcebook, 2nd ed. (Chicago and London: The University of Chicago Press)
Goffer, Zvi (2007) Archaeological chemistry. John Wiley & Sons, Inc.
Goldberg, P. & Macphail, R.I. 2005 (or later editions). Practical and Theoretical Geoarcheology.
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781118688182
French, C. (2005). Geoarchaeology in action: studies in soil micromorphology and landscape evolution. Routledge
Quinn, P. S. (2009). Interpreting silent artefacts. Petrographic approaches to Archaeological Ceramics, Archaeopress.
Rapp, George ( 2009) Archaeomineralogy. Springer-Verlag Berlin Heidelberg
Rice, Prudence M. (2015) Pottery Analysis: A Sourcebook, 2nd ed. (Chicago and London: The University of Chicago Press)
Equipa Docente (2024/2025 )
- José António Paulo Mirão [responsável]