2023

Sistemas de Condução

Nome: Sistemas de Condução
Cód.: FIT13803M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Identificar os diferentes factores que determinam o sistema de condução na cultura da vinha e compreender a relação entre a sua utilização e as consequências ao nível da expressão fisiológica, agronómica e enológica na planta.
- Saber utilizar equipamentos e treinar técnicas conducentes à avaliação de alguns parâmetros de fisiologia e amostragem na vinha.

Conteúdos Programáticos

- Plantação e condução das plantas jovens.
- Ecofisiologia. Relações do microclima e coberto vegetal na videira. Factores de optimização da PAR.- Técnicas de gestão da copa e controlo do vigor.
-Influencia dos factores de condução na produtividade e qualidade da vindima: compasso, expansão da copa, vigor, fertilidade e água no solo.
- Diferentes sistemas de condução e sua relação com diferentes sistemas de viticultura.
-Sessões praticas de campo orientadas, na execução da poda, condução da copa, monitorização do estado hídrico da planta, monda de cachos, técnicas de amostragem na vinha e acompanhamento da maturação
- Parâmetros fundamentais do solo a considerar na gestão e condução da rega. Evaporação, Transpiração e relação com as dotações de rega e cálculo das necessidades hídricas da vinha. Coeficientes culturais, coeficientes da FAO e relação com as necessidades hídricas da cultura.- Gestão e condução da rega na vinha. Objetivos e eficiência do uso da água.

Métodos de Ensino

Exposição teórica sobre os diferentes assuntos do programa. Aulas praticas de campo orientadas e discussão de casos concretos. Visitas a vinhas modelo. Seminários a cargo de especialistas de viticultura. A avaliação continua é composta por 2 testes de frequência escritos com 50% de peso cada um. Em alternativa pode ser escolhido um exame final.

Bibliografia

-Smart R.& Robinson, M. (1919)- Sunlight into wine. A handbook for winegrape canopy management. Winetitles, Adelaide. 88p.
-Champagnol, F (1984) –Elements de Physiology de la vigne et de viticulture general.
-Carbonneau A. (1987) – Principes ecophysiologiques universaux utilisables dans la definition d’un system de conduite optimal pour un vignoble de qualité. Coloquios tecnicos. Anadia.
Magalhães, Nuno (2008) -Tratado de viticultura, Chaves Ferreira, Lisboa.
Santos, Francisco Lúcio, Transferência de água e de solutos no solo, 2ºedição revista, 2003. Publicações “Universidade de Évora” nº 9. Colecção Ciências Agrárias.
Hanks, R.J. e Ashcroft, G.L., Applied Soil Physics, Soil Water and Temperature Applications: Springer-Verlag, 1980.
Magalhães, N. , 2002. Rega da Vinha – condicionalismos e critérios. Vida Rural,
Guimarães, R. C., Shahidian, S. e Rodrigues, C. M. (2017). Ed