2024

Família e Inclusão

Nome: Família e Inclusão
Cód.: PSI14076M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Educação Especial, Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer teorias e modelos epistemológicos subjacentes à abordagem da família.
- Compreender e saber caraterizar a família numa perspetiva sistémica.
- Identificar, analisar e caraterizar os processos familiares em termos grupais e individuais em contexto de inclusão.
- Observar criticamente as diversas situações cujo denominador comum é a família.
- Analisar e contextualizar a importância da família na ligação entre o meio e a pessoa com necessidade de suporte à aprendizagem e à inclusão.
- Observar e analisar situações no contexto familiar de pessoa com necessidade de suporte à aprendizagem e à inclusão.
- Caracterizar a participação da família nos processos de inclusão da pessoa com necessidade de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Conteúdos Programáticos

1.Introdução
A família na perspetiva Sistémica
O Desenvolvimento humano na perspetiva ecológica
2.A família de crianças e jovens com Necessidades de saúde especiais (NSE)
A problemática de crianças e jovens com necessidade de suporte à aprendizagem e à inclusão.
A família face a criança e jovem com necessidade de suporte à aprendizagem e à inclusão.
O stress das famílias com crianças e jovens com necessidade de suporte à aprendizagem e à inclusão.
3. A interação das famílias, crianças e jovens com necessidade de suporte à aprendizagem e à inclusão e o meio.
4. A comunicação entre a família e os outros contextos educativos
5. O envolvimento parental e familiar na tomada de decisões
6. Práticas promotoras do envolvimento parental e familiar na relação com a escola e o meio.

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas será privilegiada a utilização de metodologias ativas que envolvam a participação dos/as estudantes. Essas metodologias, serão ajustadas em função das necessidades dos/as estudantes e também dos objetivos de aprendizagem. Existindo também espaço para momentos de reflexão e integração dos conteúdos abordados.
Os/as estudantes deverão optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final. Na avaliação contínua ou final os/as alunos/as irão realizar um trabalho de grupo ou individual constituído por:
- Leitura e síntese de artigo científico apresentado pela docente (40%)
- Reflexão crítica sobre o artigo científico apresentado, tendo presente os conteúdos abordados nas aulas (60%).
A aprovação na Unidade Curricular depende da obtenção pelo aluno de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores.

Bibliografia

Alarcão, M.M. (2006) – (des)Equilíbrios familiares. Coimbra, Quarteto Editora.

Candeias, A. A., Grácio, M. L., Saragoça, M.J. & Pires, H. S. (2017). Training
Needs of Portuguese Practitioners Working with Children and Young People with Complex and Intense Support Needs. Journal of Intellectual Disabilities. 1-14: 735230
Franco, V.; Santos G. & Pires, H. (2013). Constraints and challenges on inclusive education of children with Fragile X Syndrome, European Journal of Child develop.

Ionesco, M. TriKic, Z. & Pinto, L. M. (2019). INTESYS – Sistemas Integrados para a infância – apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Lester, B. M. & Sparrow, J. D. (2010). Nurturing Children and Families. Building on the legacy of T. B. Brazelton. NY:
Wiley-Blackwell. Sarmento, T. Ferreira, F. I, Silva, P. E Madeira, R. (2009.) Infância, Familia e Comunidade: as crianças como actores sociais. Porto: Porto Editora

Equipa Docente