2024

Avaliação para as Aprendizagens e Inclusão

Nome: Avaliação para as Aprendizagens e Inclusão
Cód.: PED14074M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Ciências da Educação, Educação Especial

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC assume a avaliação como um instrumento fundamental para tomar decisões sobre a ação educativa e regulá-la.
Apela à mobilização e consolidação dos conhecimentos e o desenvolvimento das competências necessárias para a integração da avaliação nas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
- Compreender as funções e os princípios da avaliação pedagógica;
- Compreender a articulação entre avaliação, ensino e aprendizagem;
- Compreender a importância dos critérios e indicadores de avaliação;
- Compreender o papel do feedback na regulação do ensino e da aprendizagem;
- Compreender as diferentes adaptações ao processo de avaliação

Competências
- Selecionar procedimentos e instrumentos de avaliação adequados a diferentes necessidades educativas;
- Construir/adaptar critérios e indicadores de monitorização e avaliação para diferentes necessidades educativas;
- Integrar a avaliação nas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
- Planificar, executar e avaliar modelos inclusivos de intervenção pedagógica.

Conteúdos Programáticos

Avaliação pedagógica
1.1. Funções e princípios da avaliação pedagógica
1.3. Articulação entre avaliação, ensino e aprendizagem
1.3. Princípios da avaliação pedagógica
1.4. Critérios e indicadores de avaliação
1.5. Feedback e regulação do ensino e da aprendizagem
2. Avaliação ecológica, adaptações e medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
2.1. Importância da observação em contexto na elaboração do Relatório Técnico-Pedagógico
2.2. Organização da avaliação na equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
2.3. Estratégias e instrumentos de apoio à (auto)regulação do ensino e da aprendizagem
2.4. Indicadores de monitorização e avaliação
2.5. O portefólio de aprendizagem e desenvolvimento

Métodos de Ensino

Privilegia-se a participação ativa dos estudantes na realização de tarefas de diferente natureza, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, contribuindo para a consolidação e mobilização dos saberes.
Partindo do relato de experiências vividas, da análise de documentos e de situações práticas, os estudantes são solicitados a realizar trabalho individual ou em grupo. A preparação dos momentos de participação ativa dos estudantes implica a realização de trabalho autónomo prévio, como a elaboração de sínteses com base em artigos científicos e normativos.
No regime de avaliação contínua, a avaliação está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. Ocorre ao longo do semestre, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais (TI) e em grupo (TG), sobre conteúdos estruturantes da UC e de um Estudo de Caso (EC).
Classificação Final= 0.4[(TI+TG)/2]+0.6EC
Para avaliação final, os estudantes realizam uma Prova 100%

Bibliografia

Cid, M. (2017). Avaliar para incluir e melhorar as aprendizagens: práticas, obstáculos e possibilidades. In J. Almeida & E. Chaleta (Orgs.), Formação docente em inclusão e direitos humanos no Brasil e em Portugal (pp. 187-212). EDUFAL.
Fernandes, D. (2014). Avaliação das aprendizagens e políticas educativas: o difícil percurso da inclusão e da melhoria. In M. L. Rodrigues (Org.), Quarenta anos de políticas de educação em Portugal: a construção do sistema democrático de ensino (Vol. 1, pp. 231-268). Almedina.
Hattie, J.& Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of Educational Research, 77(1), 81-112.
Pereira, F. (Coord. 2018). Para uma educação inclusiva: manual de apoio à prática. Ministério da Educação.

Equipa Docente (2023/2024 )