2024

Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I

Nome: Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I
Cód.: PED12159M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Trata-se de uma UC destinada a partilhar, entre alunos e potenciais orientadores de dissertação, a construção de projetos de dissertação/intervenção.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Aprofundar o conhecimento e da compreensão crítica dos referenciais teóricos e metodológicos das Ciências da Educação, e da sua aplicação em contextos de investigação/intervenção diversificados
O2. Conceber projetos de investigação/intervenção inovadores combinando os conhecimentos teóricos e metodológicos que operacionalizem os problemas e questões de investigação/ intervenção
O3. Selecionar, adaptar e operar procedimentos técnicos de recolha, processamento e análise de informação empírica, adequados aos problemas de investigação/intervenção abordados
O4. Argumentar e discutir juízos críticos sobre o seu trabalho de investigação/intervenção e sobre os trabalhos de outros, incluindo as respetivas implicações éticas e sociais

Conteúdos Programáticos

Não se contempla um programa escolar fixo, visto que se trata de um seminário de formação e discussão aberto à diversidade e aos interesses e necessidades dos projetos individuais dos mestrandos tendo em conta a linhas de investigação/ intervenção nas quais os orientadores estão inseridos. Os conteúdos, em permanente atualização, organizam-se segundo os seguintes eixos:
1. Revisão e discussão críticas das metodologias gerais de investigação, e da sua adequação às problemáticas de investigação/intervenção
2. Identificação e discussão de problemas de investigação/intervenção em educação
3. Aprofundamento de instrumentos específicos de recolha e processamento de dados e da sua adequação com a natureza dos objetos e das problemáticas de investigação/intervenção.
4. Conceção de projetos de investigação/intervenção.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem com estudantes e orientadores, para discussão epistemológica e metodológica da construção dos Projetos de Dissertação(PD) ou Projetos de Estágio(PE). Nas aulas haverá um acompanhamento e discussão tutoriais, individuais ou em pequenos grupos, da evolução dos problemas e questões de investigação/intervenção a considerar nos PD/ PE. No final do semestre há uma apresentação e discussão de cada um dos PD/PE elaborados. Esta metodologia favorece o papel ativo do estudante na construção do seu processo de aprendizagem e da sua autonomia.
Avaliação centra-se na Capacidade de Argumentação(CA) na defesa da conceção do PD/PE (durante as aulas) (60%) e na Qualidade Científica (QCP) desse mesmo PD/PE (documento escrito) (40%). A avaliação é partilhada entre o responsável da UC e os orientadores das dissertações/Estágios assente nos seguintes critérios: Clareza e linguagem; Organização e profundidade; Diversidade; Originalidade; Conhecimentos
Classificação Final=(6*CA+4*QCP)/10

Bibliografia

Borralho, A., Fialho, I. & Cid, M. (2015). A Triangulação Sustentada de Dados como Condição Fundamental para a Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 29, 53-69
Creswell, J. W. (2014). Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Merrill Prentice Hall.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto Editora.
Patton, M. Q. (2015). Qualitative research & evaluation methods. Sage.
Rodrigues, D. (2006). Investigação em educação inclusiva. Faculdade de Motricidade Humana.
Yin, R.K. (2009). Case Study Research Design and methods. Sage.

Equipa Docente (2023/2024 )