2024

Música de Conjunto I

Nome: Música de Conjunto I
Cód.: MUS12882M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Sensibilizar o aluno para a prática da música de conjunto, nas suas vertentes de Conjunto alargado com direcção musical (Coro, Orquestra, Orquestra de Sopros, Orquestra de Guitarras, Atelier de Ópera, Orquestra de Jazz) e de Agrupamento de menores dimensões: Grupos de música de câmara e de Música Contemporânea.
Desenvolver competências instrumentais/vocais específicas no contexto da música de conjunto, de acordo com os objectivos técnico-interpretativos globais de cada aluno em cada fase do processo de ensino-aprendizagem.
Desenvolver competências específicas com incidência sobre os seguintes aspectos:
o Sincronismo e orgânica rítmica do conjunto,
o Afinação colectiva,
o Uniformidade e coerência de modos de produção de som e articulação,
o Diferenciação dinâmica e ajustamento pessoal à dinâmica do conjunto em cada situação determinada.
Desenvolver técnicas de comunicação interpessoais no domínio da música de conjunto.
Desenvolver noções básicas de dinâmica e disciplina de grupo.

Conteúdos Programáticos

1.1. Conjunto alargado com direcção musical:
- Serão trabalhadas obras específicas designadas pelo docente, entre:
Obras de curta duração para coro a cappella a 4 vozes, desde repertório barroco até contemporâneo.
Obras com orquestra: um programa por cada dois semestres.
Coro jazz
Orquestra: Leitura e ensaio.
1.1.3. Orquestra de Sopros:
- Serão trabalhadas obras específicas designadas pelo docente, entre:
Excertos de repertório orquestral, por naipe, em obras selecionadas cujo efetivo instrumental é maior que o da Orquestra do Departamento.
Obras originais para orquestra de sopros;
Transcrições para orquestra de sopros.

Ensemble de Guitarras: Repertório original e transcrições.
Orquestra de Jazz (Docente: Prof. Claus Nymark)
- repertório clássico de jazz das décadas de 30 e 40 nos semestres ímpares, reservando o semestre par para a interpretação de jazz moderno ou contemporâneo.

Métodos de Ensino

Aulas Práticas Orientadas semanais, com revisão da leitura do repertório e com foco na interpretação de obras selecionadas.Orientação individualizada para cada grupo, visando o aprimoramento técnico e interpretativo.
Estudo de Repertório:
1 - Análise e estudo detalhado das obras a serem interpretadas, incluindo contexto histórico e estilístico.
2 - Abordagem de técnicas específicas de execução instrumental e vocal relacionadas ao repertório selecionado.
Ensaios em Grupo:
1 - Realização regular de estudo em grupo para desenvolver a coesão, sincronismo e expressividade musical.
2 - Exploração de diferentes abordagens interpretativas e experimentação de ideias musicais.
Feedback e Avaliação:
1 - Sessões de feedback construtivo durante os ensaios e após as performances, com ênfase na identificação de pontos fortes e áreas de melhoria.
2 - Avaliação contínua do progresso dos alunos com base em critérios técnicos e artísticos.

Bibliografia

Brown, J. (2008). Música de Câmara: Conceitos e Técnicas. Lisboa: Editora Clássica.

Gomes, A. (2012). Práticas Interpretativas em Música de Câmara: Uma Abordagem Teórica e Prática. Porto: Editora Harmonia.

Fernandes, P. (2014). Música de Câmara: Aspectos Históricos e Estilísticos. Coimbra: Editora Sonoridade.

Carvalho, M. (2016). Ensemble Musical: Princípios e Práticas. Lisboa: Editora Acústica.

Santos, R. (2019). Manual de Música de Câmara: Teoria e Prática. Porto: Editora Harmónica.

Almeida, C. (2020). Música de Câmara: Fundamentos e Aplicações. Braga: Editora Lira.

Pereira, F. (2021). Performance em Música de Câmara: Estratégias e Desafios. Lisboa: Editora Ritmo.

Smith, J. (2013). Chamber Music Essentials: A Practical Guide. New York: Harmony Press.

Taylor, M. (2017). The Art of Chamber Music: Techniques and Interpretation. London: Sonata Publishing.

Clark, R. (2020). Understanding Chamber Music: A Comprehensive Guide. Boston: Melody Books.

Equipa Docente (2023/2024 )