2023
Iniciação à Investigação em Música e Musicologia II
Nome: Iniciação à Investigação em Música e Musicologia II
Cód.: MUS12949L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Promover competências, aptidões e análise dos métodos de investigação associados à investigação em Artes, nomeadamente interpretação, composição e musicologia;
Capacidade para analisar e selecionar as melhores abordagens e metodologias em função do objecto de estudo e das hipóteses de trabalho e estudo em projecto.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Capacidade para analisar e selecionar as melhores abordagens e metodologias em função do objecto de estudo e das hipóteses de trabalho e estudo em projecto.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
Etapas da investigação:
- Investigação qualitativa e quantitativa
- Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos)
- Análise e interpretação dos resultados.
Formalização do trabalho:
- Capacidade de estruturar resultados
- Capacidade de sintetizar resultados: quadros e tabelas
- Redacção e apresentação dos trabalhos científicos
- Referências bibliográficas e estilo editorial
- Apresentação de resultados
- Investigação qualitativa e quantitativa
- Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos)
- Análise e interpretação dos resultados.
Formalização do trabalho:
- Capacidade de estruturar resultados
- Capacidade de sintetizar resultados: quadros e tabelas
- Redacção e apresentação dos trabalhos científicos
- Referências bibliográficas e estilo editorial
- Apresentação de resultados
Métodos de Ensino
Introdução dos alunos à pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e metodologias de investigação. A uc tem uma forte componente prática na preparação dos estudantes para a investigação, recolha de dados, organização e arquivo. Estudantes preparam uma proposta de investigação, com base num tópico que esteja de acordo com o curso e campo de trabalho individual.
Redacção do trabalho: escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
Profundidade e qualidade da investigação.
Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação
Redacção do trabalho: escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
Profundidade e qualidade da investigação.
Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação
Bibliografia
Bibliografia específica relacionada com cada um dos projectos a desenvolver.
AZEVEDO, Carlos A. Moreira ; AZEVEDO, Ana Gonçalves de,
Metodologia Científica: Contributos práticos para a elaboração
de trabalhos académicos. Lisboa: Universidade Católica, 2003.
BELL, J. Como realizar um projecto de investigação: Um guia
para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Lisboa:
Gradiva, 2002.
CEIA, C., Normas para apresentação de Trabalhos Científicos, Ed. Presença, 1992.
KNOWLES, J. G. & COLE, A. (Eds.) (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Los Angeles: Sage Publication.
AZEVEDO, Carlos A. Moreira ; AZEVEDO, Ana Gonçalves de,
Metodologia Científica: Contributos práticos para a elaboração
de trabalhos académicos. Lisboa: Universidade Católica, 2003.
BELL, J. Como realizar um projecto de investigação: Um guia
para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Lisboa:
Gradiva, 2002.
CEIA, C., Normas para apresentação de Trabalhos Científicos, Ed. Presença, 1992.
KNOWLES, J. G. & COLE, A. (Eds.) (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Los Angeles: Sage Publication.
Equipa Docente (2022/2023 )
- Vanda de Sá Martins da Silva [responsável]