2024

Ecologia Humana

Nome: Ecologia Humana
Cód.: PAO11475L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação


Esta unidade curricular propõe uma reflexão transdisciplinar sobre a relação da espécie humana com a Natureza nas suas múltiplas dimensões.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Reflexão transdisciplinar sobre a relação da espécie humana com a Natureza.

Conteúdos Programáticos

A Espécie Humana, o Meio e a Sociedade - auto-ecologia e modelos ecológico-evolutivos. Pressões e adaptações. Selecção e contra-selecção
Ecologia populacional humana. Parâmetros e taxas. Explosão e implosão demográfica e seus impactos. Transição demográfica. Projecções demográficas. Valor da Natureza: critérios de valoração; valor tangível e intangível, económico e não económico. Serviços ecológicos. Economia ecológica. Métodos de valoração. Visão e atitudes para com a natureza. Desenvolvimento vs. ambiente - evolução dos paradigmas: do desenvolvimento sem restrições ao desenvolvimento sustentável. Argumentos para a conservação da Natureza. Níveis da experiência da Natureza. Simbolismo e antropologia das paisagens. Os mitos arcadianos revisitados.
Biofilia. Etica ambiental, liberacionismos, ecocentrismo, especismo. Leopold e Land Ethic, Naess e Deep Ecology. Ambientalismo e radicalismos. A Natureza e o sagrado. Religião e ambiente: despotismo e custódia.

Métodos de Ensino

Exposição teórica dos conteúdos programáticos fomentando a discussão relativa a questões actuais e a situações do quotidiano. A metodologia de ensino, lançando questões e valorizando os aspectos contraditórios dos diversos assuntos privilegia a participação activa dos alunos no sentido de expressarem visões pessoais. A plataforma MOODLE será utilizada para comunicação e partilha de recursos pedagógicos.
A avaliação será realizada através de provas escritas e ensaios sobre tópicos da uc. A tipologia dos ensaios e a ponderação na atribuição da classificação final é discutida e acordada com os estudantes, representando a componente teórica pelo menos 50% do peso na avaliação total. Há ainda a possibilidade da avaliação ser realizada em regime final através de exame.

Bibliografia

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Bernardo, J.M., (1997). Bio-Ética, Eco-Ética - Relações do Homem com a Natureza Não-Humana. Cad. Bioética, 13, 17-30
Daly, H.E. (2005). Economics in a full world. Sc. Amer. 293, 100-107
Jamieson, D. (2008). Ethics and the Environment. New York: Cambridge Univ. Press
Kaplan, R., & Kaplan, S., (1989). The experience of nature: a psychological perspective. N.Y.: Cambridge Univ. Press
M.L., Fawcett, A.A., & Konda, L.S. (2003). Valuing Nature. Houston ARC. Disc. Pap. VNT03-01
Taylor, B. (Ed) 2005. Encyclopedia of Religion and Nature. London, NY: Continuum Press
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