2024

Modelos Animais

Nome: Modelos Animais
Cód.: BIO11485L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A investigação com animais modelo, em 4 módulos: Bioética, ferramentas genéticas e modelos animais (complemento para BIO11469L), normativos e regulamentação, abordagem laboratorial de murinos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimento das abordagens experimentais na investigação científica com relevo para a Biologia Humana que recorrem a modelos animais, isto é, a organismos, linhas celulares ou vírus nos quais a experimentação é eticamente admissível, dentro de limites normativos específicos para cada modelo.
Delimitação da adequação de cada modelo animal no que respeita às expectativas sobre a sua aplicabilidade a temas da Biologia Humana, com ênfase nos estudos de Biologia do Desenvolvimento.
Conhecimento das normas de segurança específicas para cada modelo.
Enquadramento do conhecimento a adquirir numa perspetiva histórica, ética e regulamentar que permita uma consciência informada dos limites que se impõem ao experimentador, assim como antecipar a necessidade de adaptação às evoluções desse enquadramento.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução (Paulo de Oliveira)
Filogenética da espécie humana e graus de comparação com os modelos animais
Progresso da genómica dos modelos animais e recursos bioinformáticos associados
Uma perspetiva geral dos modelos animais e sua utilidade
2. Bioética aplicada aos modelos animais (Paulo de Oliveira)
Fundamentos biológicos da bioética, aspetos éticos relativos ao manuseamento de animais utilizados em atividades didáticas e em experimentação científicas, estudo de casos
Tópico especial: materiais biológicos de origem humana
3. Regulamentos (Joana Reis)
Normas de seleção, manutenção, manuseamento e sacrifício de animais modelo
Tópico especial: conceito de animal experimental
4. Detalhe de exemplos relevantes
Murinos (Célia Antunes)
Outros modelos (Paulo de Oliveira)

Métodos de Ensino

Sessões teóricas:
Apresentação e discussão dos temas propostos, incluindo a análise de textos. Apoio didático com materiais preparados pelos docentes
Sessões práticas:
Um protocolo de manipulação de murinos
Avaliação:
Provas escritas (frequências/exames/relatórios) em regime de módulos. A classificação final é atribuída pela média entre as classificações de cada módulo, ponderada pelo tempo de duração de cada um.

Bibliografia

Bekoff, M. & Meaney, C. (1988). Encyclopedia of Animal Rights and Animal Welfare. West Fort.: Greenwood Press.
Goldim J. R. (2006). Bioética: Origens e Complexidade. Revista HCPA, 26(2):86-92
Neves, M. C. P. (1996). A Fundamentação Antropológica da Bioética. Bioética, 4(1):7 16.
Voipio, H.M , Baneux, P., Gomez de Segura, A., Hau, J. & Wolfensohn, S. (2008). Guidelines for the veterinary care of laboratory animals: report of the FELASA/ECLAM/ESLAV Joint Working Group on Veterinary Care. Laboratory Animals, 42, pp. 1-11.
Morton, D. B. & Hau, J. (2003). Welfare Assessment and Humane Endpoints. In Jann Hau & Gerald L. van Hoosier, Jr.H (eds), Handbook of Laboratory Animal Science, 2nd edition , Vol. I, Chapter 18, (pp. 457-486). CRC Press, Boca Raton.
Gilbert, C. L. & Kendrick, K M (1999). Sheep and Goats. In Trevor Poole (ed), The Care and Management of Laboratory Animals, 7th edition, Vol. I, Chapter 30,( pp. 489-502). Oxford: Blackwell Science.

Equipa Docente (2023/2024 )