2024

Biologia do Desenvolvimento

Nome: Biologia do Desenvolvimento
Cód.: BIO11469L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Crescimento, Diferenciação Celular e Morfogénese. Ênfase nos mecanismos de expressão genética na espécie humana, para complementar noutras espécies num dos módulos de Modelos Animais (BIO11485L).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A) Formação específica em Biologia do Desenvolvimento, enquadrada pela formação prévia em Embriologia (BIO2019) e perspetivando a continuidade com Modelos Animais (BIO2105), centrada nos conceitos definidos pelos capítulos 2, 3 e 4 do conteúdo programático, e respetivo detalhe dos "mecanismos" a nível molecular, celular e fisiológico, incluindo incidências patológicas.
B) Abordagens experimentais mais relevantes.
C) Incentivo à iniciativa pessoal, através duma avaliação baseada em trabalho bibliográfico autónomo e participação nas discussões em grupo, sobre temas específicos da Biologia do Desenvolvimento Humana, que promovam a motivação para esta disciplina de estudo. Este modelo de avaliação visa ainda o desenvolvimento de novas perceções de trabalho em equipa, e de uma comunidade de conhecimento ao nível da turma, junto com uma formação diversificada tendo em conta a oportunidade de abordar, em profundidade, um a dois temas específicos enquadrados pelos conteúdos programáticos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
Revisão de conceitos
2. Crescimento
Curvas de crescimento, tendências seculares na maturação pós-natal
Controlo do ciclo celular, apoptose. Vias de transdução de sinal. Promotores, fatores de transcrição, metilação do DNA. Conformação da cromatina, expressão monoalélica. Senescência
Citometria de fluxo. Abordagens bioquímicas, genéticas, biologia molecular. Somatotipagem
3. Diferenciação celular
Exemplos: placa de crescimento dos ossos longos, tecido sanguíneo
Vias de transdução de sinal da diferenciação celular
Stem cells, iPS. Teorias do cancro. Cancer Stem Cells. Metástase
FACS, clonogénese, transplantes, quimeras, introdução de genes, reprogramação nuclear
4. Morfogénese
Exemplos: assimetria esquerdo-direito, eixos do corpo, desenvolvimento dos membros.
Mecanismos: adesão e reconhecimento intercelular, reação-difusão, segregação de grupos celulares, migração celular, interações epitélio-mesênquima, regionalização e segmentação do embrião Simulação computacional

Métodos de Ensino

Sessões teóricas:Complemento de cada sessão teórica com conteúdos gráficos, literatura e hiperligações ilustrativas dos conteúdos e sua discussão, através da página externa (http://materiais.dbio.uevora.pt/BD) referenciada no Moodle
Sessões práticas(2x2h):Utilização de bancos de dados biológicos e bibliográficos, visando um melhor aproveitamento da World Wide Web como fonte de informação especializada e atualizada.
Avaliação: exame ou
Temas (2x8 val.) Consiste de duas partes, relacionadas com o tratamento de temas propostos. Escolhidos os temas, em grupos de 2-3 formados livremente, durante 3 semanas os grupos compilam informação, de que preparam um resumo para servir de base à segunda metade da avaliação, e fazem uma breve apresentação para os colegas, com discussão. Os temas são em seguida sorteados entre os alunos, formando-se aleatoriamente grupos que, seguindo guiões preparados pelo docente para os temas, devem preparar uma apresentação em sessão pública.
Provas online (4x1 val.).

Bibliografia

Exemplificam-se abaixo livros de texto que cobrem grande parte deste programa. Contudo, a página externa referenciada na plataforma Moodle (http://materiais.dbio.uevora.pt/BD) fornece os materiais de acompanhamento do programa. Na preparação dos temas de trabalho para avaliação, cabe aos alunos realizarem a pesquisa respetiva, apoiada nas ferramentas disponibilizadas nas aulas práticas, mas também nos materiais daquela página.
Obras de referência
Gilbert, S. F. (2010).Developmental Biology, 9th Edition. Sinauer Associates.
Masoro, E.J. & Austad, S. N. eds (2011). Handbook of the Biology of Aging, 7th Edition. Elsevier Inc.
Johnson, L.G. (1995). Johnson & Volpe's patterns & experimental in developmental biology. 2 ed. Dubuque : Wm. C. Brown Company Publishers.
Raff, R. A. (1996). The shape of life : genes, development, and the evolution of animal form. The University of Chicago Press.

Equipa Docente (2023/2024 )