2024

Tecnologias e Materiais Artísticos III

Nome: Tecnologias e Materiais Artísticos III
Cód.: VIS12784L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fornecimento de conhecimentos tecnológicos diversos de nível avançado, utilizando as capacidades laboratoriais
e técnicas disponibilizadas pela escola.
Desenvolvimento e produção de objetos complexos ou formalização de ideias em função da área específica de
interesse do discente.
Aprendizagem no uso de materiais, prática de ferramentas e meios de trabalho no âmbito dos espaços laboratoriais.
Estímulo da experimentação e pesquisa em tecnologias oficinais: químicas, bi—tridimensionais e investigação
das tecnologias, técnicas e materiais na realização dos exercícios práticos propostos, desenvolvendo e aprofundando
novos conhecimentos ou conhecimentos já adquiridos, nas áreas bi ou tridimensional.
Tendo em conta a necessidade de conhecimento das técnicas artísticas para a construção da obra, pretende-se que o
discente:
- Estruturar e desenvolver um trabalho prático, com uma abordagem experimental;
- Demonstrar a progressão e o conhecimento mais aprofundado, adquirido através da experimentação.

Conteúdos Programáticos

Conhecimento dos fundamentos, origem e desenvolvimento das técnicas, sistemas e processos das técnicas e
tecnologias a realizar.
Normas de trabalho e regras de segurança.
As propriedades físicas dos materiais e a sua manipulação. Realização de exercícios práticos para aplicação
das diferentes técnicas propostas e adequadas ao interesse e percurso do aluno, nas áreas laboratoriais existentes
na Escola. Propondo-se nesta na UC Tecnologias e Materiais Artísticos III, o seguinte conteúdo:

1. Moldes (negativos):
1.1. Moldes em gesso;
1.1. Moldes em silicone;
1.2. Moldes em alginato;
2. Positivos:
2.1. Resina de poliéster e fibra de vidro;
2.2. Resina cristal;
2.3. Resina de poliuretano de vazamento rápido;
2.4. Espuma de poliuretano;
2.5. Cera e parafina;
2.6. Latéx;
2.7. Pasta cerâmica;
3. Técnicas de pintura;
4. Serigrafia- técnicas diretas;
5. Calcogravura.

De forma complementar e pontual, propõem-se a realização de Workshops práticos de curta duração, de grau
avançado, que focam diversas tecnologias, técnicas e materiais, de acordo com a área plástica do artista convidado.

Métodos de Ensino

O programa é encadeado com exercícios práticos e exposições teóricas.

AVALIAÇÃO
ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um regime: Avaliação Contínua ou Avaliação Final.
ÉPOCA DE RECURSO, ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIA, os alunos só dispõem do regime de Avaliação Final.

1. REGIME AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) As componentes de avaliação são: Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com acompanhamento docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, ocorre nas "Avaliações Época Normal": 40%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a), b) e c).

2. REGIME AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com acompanhamento docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a) e b).

Bibliografia

Meyer, R. (2002). Manual do Artista, técnicas e materiais. S. Paulo: Martins Fonte.
Asunción, J. (2002). O Papel, técnicas e métodos tradicionais de fabrico. Lisboa: Editorial Estampa.
Fagundes, A. (1997). Manual prático de introdução à cerâmica. Lisboa: Caminho.
Rosier, P. (2001). La sculpture, méthodes et matériaux nouveaux. Turin: Dessain et Tolra.
Rosier, P. (2000). Le moulage. Turin: Dessain et Tolra.
Fondation Cartier Pour l'Art Contemporain (2007). Ron Mueck. London: Thames & Hudson.
Coldwell, P. (2010). Printmaking - A contemporary perspective. London: Black Dog Publishing.
Grabowski, B.; Fick, B. (2009). El Grabado y la Impressión – Guia completa de técnicas, materiales y processos.
Barcelona: Art Blume.
Chamberlain, W. (1988). Grabado en madera y técnicas afines. Madrid: Hermann Blume.
Chamberlain, W. (1995). Manual de Agua-fuerte y grabado.

Equipa Docente (2023/2024 )