2025

Saúde na Comunidade: Promoção da Saúde e Prevenção da Doença

Nome: Saúde na Comunidade: Promoção da Saúde e Prevenção da Doença
Cód.: CMS14323L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A unidade curricular contribui para a relevância do conhecimento das atividades preventivas ao longo ciclo de vida, assim como dos fatores individuais, grupais e sociais protetores e promotores da saúde.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Conhecer os conceitos
-Saúde e doença
Fatores de risco para doenças específicas ou eventos indesejáveis
Determinantes de saúde
Base social e ambiental da saúde
Equidade e promoção em saúde
Princípios e as estratégias da Carta de Otawa
Teoria salutogénica
-Prevenção da doença
-Literacia em saúde
-Identificar conflitos e consequências práticas sobre saúde, longevidade e bem-estar, e os modos de ver a saúde
-Reconhecer a saúde como processo coproduzido por uma teia de influências/interações biopsicossociais
-Distinguir entre níveis de prevenção e sua aplicabilidade
-Recomendar as atividades preventivas mais adequadas ao longo ciclo de vida
-Identificar fatores individuais, grupais e sociais protetores e promotores da saúde
-Sistematizar estratégias facilitadoras de capacitação para a gestão da saúde
-Explicar a “Lei dos cuidados inversos” relacionando-a com as dimensões da equidade em saúde
2.Descrever as competências exigíveis para atuação profissional qualificada em promoção da saúde

Conteúdos Programáticos

Círculo vicioso “doença-pobreza” (Chadwick 1839)
Contributos para a medicina, a patologia, a saúde pública e as políticas de saúde (Virchow R 1821-1902)
Princípios e políticas de saúde no pós-II Guerra Mundial
Da prevenção da doença à promoção da saúde - marcos na evolução dos conceitos, da organização e das práticas dos cuidados de saúde primários e da promoção da saúde.
“Lei dos cuidados inversos” (Hart J Lancet 1971)
Determinantes de saúde e base social da saúde
Abordagem integradora dos principais modelos de intervenção em saúde.
Pensamento e ação integradores dos determinantes em saúde: fatores bio-comportamentais e sócio-ambientais/Modelo de Dahlgren e Whitehead
Carta de Otawa e conferências globais
Conceito e implicações da saúde em todas as políticas
Educação, literacia e promoção da saúde
Prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis
Perfil e mapa de competências para a ação profissional consistente e continuada de promoção da saúde numa comunidade.

Métodos de Ensino

Participação ativa dos estudantes individualmente e grupo, através de: estudo de casos, fichas estruturadas; cenários; debates; ensaios breves; “role-play”.
Os docentes devem proporcionar enquadramentos teóricos; suscitar dúvidas e ajudar na procura de respostas; orientar na exploração bibliográfica; disponibilizar materiais de suporte às atividades participativas; orientar as dinâmicas de grupo; desafiar e guiar os alunos na análise crítica, questionamento, refutação, e relativização de informação publicada/divulgada; dar feed-back continuado, personalizado e de grupo; preparar e conduzir as avaliações.
Avaliação: 2 trabalhos de grupo, com objetivos explícitos e matriz de critérios avaliativos previamente conhecidos (50%)+prova escrita individual final com perguntas de escolha múltipla com 2-3 justificações (50%).
Avaliação da UC: questionário sobre ganhos de aprendizagem percebidos e avaliação da efetividade do ensino, para cada um dos objetivos, visando o seu aperfeiçoamento.

Bibliografia

Bauer G et al, EUHPID Consortium (2003) Advancing a theoretical model for public health and health promotion indicator development. Eur J Public Health. 13(3 Suppl): 107-13
Bray R et al (2019) The hidden dimensions of poverty: international participatory research. Oxford University, ATD Fourth World
International Union for Health Promotion and Education & Canadian Consortium for Health Promotion Research (2007). Shaping the future of health promotion: priorities for action. Paris: International Union for Health Promotion and Education
Loureiro I & Miranda N (2018) Promover a Saúde–dos fundamentos à ação. (3.ª ed) Edições Almedina, SA
Nutbeam D (2000) Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promot Int, 15 (3):259-74
WHO (1986) International Conference on Health Promotion, 1, 17-21 Nov, 1986. Otawa Charter for Health Promotion. Geneva: World Health Organization (WHO/ HPR/HEP/955.1)

Equipa Docente (2024/2025 )