2024

Questões de Cultura Contemporânea

Nome: Questões de Cultura Contemporânea
Cód.: LLT12725L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC tem como objeto de estudo produtos culturais contemporâneos, sem fronteiras geográficas. Assim,
pretende-se que o aluno fique apto a: (Re)conhecer a diversidade temática de diferentes formas culturais
ocidentais contemporâneas, com enfoque na literatura; adquirir capacidade crítica, desenvolvendo a
argumentação explicativa, analítica e judicativa relativamente às tendências emergentes do discurso
contemporâneo sobre cultura; desenvolver competências de fundamentação crítica do gosto estético;
aperfeiçoar as metodologias de análise de produções culturais a partir da leitura de textos literários.O aluno
deverá demonstrar capacidade de debater sobre diferenças culturais e e as suas consequências, bem como
aduzir argumentos para diferentes pontos de vista e desenvolver análise crítica independente dentro de um
contexto interdisciplinar. Deverá ainda demonstrar uma competência crítica metacultural, reconhecendo a
diversidade do que cabe nos nossos dias no conceito de cultura.

Conteúdos Programáticos

Introdução
1. Da erudição como realidade empírica das atividades em torno da cultura à crítica com enfoque no discurso
sobre cultura.
a) Problematização de conceitos.
b) Globalização e diversidade.
c) Multiculturalismo e interculturalidade.
d) Nação e pós-colonialismo.
e) Comunicação de massas e indústrias culturais.
f) Sociedade e novas tecnologias.
2. Arte e Cultura: cultura, contracultura, anticultura e mainstream. Subculturas, culturas urbanas e
cosmopolitismo.
3. Processos de divulgação artística e de massificação da cultura. A cultura e os media. O consumismo e a
indústria da cultura. Estratégias de comunicação e produções artísticas: o kitsch, graffiti, cultura pop, o filme big
hit e o romance bestseller, crossover, romance cor-de-rosa, telenovelas.

Temas de cultura, temas de leitura
1. Glocalização: a presença da dimensão local na produção de uma cultura global.
2. Ócio, lazer e tempo livre: equívocos em torno da erudição.
3. A aceleração contemporânea.

Métodos de Ensino

Exposição teórica; comentário crítico-comparativo de textos e excertos de obras da bibliografia de referência
selecionadas; leitura e comentário de excertos dos romances de leitura integral; intervenções orais dos alunos
sobre os temas expostos. Observação de situações em que se discute a cultura contemporânea relacionada com
a literatura.

Avaliação contínua cada aluno deverá realizar, durante o período letivo, duas provas de avaliação (50% cada)
através das quais mostre mobilizar reflexões e aprendizagens da aula. A avaliação contínua implica a presença
em 75% das aulas.
Avaliação por exame – prova escrita realizada na época de exames, com o peso de 100%.

Bibliografia

Benedict, Ruth, Padrões de Cultura, Livros do Brasil, Lisboa, s/d. (ESESJD 316.7 BEN PAD)
Eco, Umberto, apocalípticos e Integrados, Difel, 1991.
Gonçalves, Sérgio Campos, “Cultura e Sociedade de Consumo: um olhar em retrospeto”, in Revista - Núcleo de
Produção Científica em Comunicação – UNAERP (Ribeirão Preto), v. 3, p. 18-28, 2008, ISSN 1980-6418.
http://www.researchgate.net/publication/216881597_Cultura_e_Sociedade_de_Consumo_um_olhar_em_retrospeto
Marques, Fernando Pereira, Cultura e Política(s), Âncora editora, Lisboa, 2014.
Schwanitz, Dietrich, Cultura – tudo o que é preciso saber, Dom Quixote, Lisboa, 2004.
Aydon, Cyril, Breve História da Humanidade–cento e cinquenta mil anos da nossa História, Lisboa, Gradiva, 2010
[ed. original 2007].
Romances de leitura integral
Afonso Cruz, Jesus Cristo Bebia Cerveja (outubro)
David Lodge, Notícias do Paraíso (novembro)
Umberto Eco, Número Zero (dezembro)

Equipa Docente (2023/2024 )