2023

Filosofia e Práticas da Educação

Nome: Filosofia e Práticas da Educação
Cód.: FIL12735L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos visados são:
1. Reconhecer a especificidade da reflexão filosófica sobre Educação;
2. Identificar questões fundamentais da educação a partir de textos da filosofia ocidental;
3. Conhecer os campos de intervenção educativo-cultural da Filosofia no espaço público;
4. Utilizar técnicas de intervenção dialógica nas instâncias do espaço público, físico e virtual (Filosofia com
Crianças; Café Filosófico; Debates; Blogs)
As competências a adquirir são de ordem crítica e argumentativa: compreensão, interpretação e dinâmicas de
intervenção filosófica no espaço público.

Conteúdos Programáticos

A emergência da relação entre Filosofia e Educação
1.1 O contexto filosófico-político
1.2 O sentido do termo educação
1.3 A educação como imagem duma comunidade racionalizada
1.4 A configuração de Filosofia da Educação
Algumas das questões inscritas em Filosofia da Educação
2.1 A ensinabilidade da filosofia: o presencial, o textual, o escolar, o virtual
2.2 A relação da filosofia com as crianças e jovens
2.3 A relação da filosofia com o público não académico
Os campos de intervenção dialógica da Filosofia
3.1 As tendências contemporâneas: FpC, Philo-café, debates, blogs
3.2 A experiência portuguesa
Espaço para práticas de intervenção dialógica nas instâncias do espaço público
4.1 Filosofia com Crianças
4.2 Café Filosófico
4.3 Debates
4.4 Comunidade de bloggers

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas (45h): método ativo com leitura comentada de textos por parte da docente e dos alunos.
A avaliação realiza-se por meio de uma prova de frequência que contribui com 50% para a média da nota final.
Aulas de trabalho de campo (15h): método ativo com a realização de sessões (de filosofia para crianças, café
filosófico e debate).
A avaliação realiza-se por meio da dinamização, em grupo, de uma sessão, o que contribui com 50% para a
média da nota final.
A partilha de vivências educacionais relevantes será encorajada ao longo das atividades.

Bibliografia

AA.VV. (1991). Filosofía de la Educación Hoy. Madrid: Dykinson.
ALEXANDER, J. (2012). Experimental philosophy: An Introduction. Boston: Polity Press.
CARVALHO, A. (2006). Dicionário de Filosofia da Educação, Porto, GFE/IF: Edições Afrontamento.
CORTINA, A. (1999). La Educación de l’ hombre y el ciudadano. In El que hacer ético. Guia para la educación
moral. Madrid: Aula XXI / Santillana, 105-121.
DIAS, J. (2006). Pensar Bem, Viver Melhor - A Filosofia Aplicada à Vida. Lisboa: Ésquilo.
DURHAM, C. (2001). Chasing Ideas. Sidney: Finch Publishing.
LIPMAN M.(1990). A Filosofia vai à Escola. 2.ª ed., São Paulo: Summus Editorial.
McCALL, C.(2009). Transforming Thinking. USA/Canada: Routledge.
NIGHTINGALE, A.(2000). Genres in Dialogue: Plato and the Construct of Philosophy. Cambridge: CUP.
PEREIRA, P.(2008). A Filosofia e a Cidade. Porto: Campo das Letras.
SAUTET, M.(1995). Un Café pour Socrate : comment la philosophie peut nous aider à comprendre le monde
d'aujourd'hui. Paris: Robert Laffont.

Equipa Docente