2024

História e Filosofia do Cinema

Nome: História e Filosofia do Cinema
Cód.: FIL12729L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Introduzir à/ao
-Apreensão sinóptica e compreensiva do cinema nas suas amplitude, variedade e evolução históricas e
geográfico-culturais, mediante uma introdução ao cinema desde o seu interior (o filme através do filme)
-Entendimento do cinema como uma forma de representação, (re)construção e pensamento da realidade; e
reconhecimento e exploração desses traços nos filmes exemplares estudados
-Familiarização com o vocabulário estético-conceptual e com as dimensões técnico-industriais da criação
cinematográfica, e discernimento da multiplicidade disciplinar de abordagens teóricas correspondentes,
concorrendo para o treino e apuramento de uma visão de segundo grau na receção ‘logopática’ das obras
fílmicas
-Aquisição de uma teoria filosófica integral do cinema enquanto ‘tipologia dos regimes de imagens’ (Deleuze)
capaz de operar como referencial orientador e como instrumento de investigação
-Desenvolvimento de competências teóricas e práticas de programação de um ciclo de cinema comentado

Conteúdos Programáticos

I) conceptualizações (livros e ensaios fílmicos)
1. O universo cinema: uma panorâmica histórica (com M. Cousins e M. Scorsese)
2. O cinema e a sua teoria
2.1. Evolução da relação intrínseca e recíproca de filme e pensamento
2.2. Conceitos e terminologias técnicas fundamentais do cinema e dos estudos fílmicos
2.3. Introdução à diversidade das teorias: dos cineastas, dos críticos, dos filósofos, dos semiólogos, dos
‘teóricos’, dos ensaístas, dos mediólogos
3. Modernidade e contemporaneidade do medium cinematográfico como codificador e leitor da História:forma,
conteúdo, medium (Benjamin, Bazin, Deren, Pasolini)
4. Filosofia e cinema: da imagem-movimento à imagem-tempo (Deleuze)

II) Estudos de caso (filmes)
1. Estudo monográfico de alguns grandes filmes de referência (ex.: de Vertov, Ford, Hitchcock, Welles, Ozu,
Antonioni, Rouch, Resnais, Kiarostami, Guerin, Costa, etc)
2. Elaboração complementar de um mini-ciclo de cinema: sua conceptualização, seleção, apresentação e
comentário teórico.

Métodos de Ensino

Formalmente divididos em momentos expositivos fortemente esquematizados e exemplificados (TP), e em
visionamentos de filmes analiticamente orientados e trabalhados (TC), os tempos letivos qualitativamente
diferentes reenviam sinergicamente entre si, e nisso consiste a sua virtude formativa: aprender a circular, física
e mentalmente, entre o espaço do cinema e o da teoria
A participação ativa dos alunos será crescente e assentará num processo de avaliação contínua com caráter
formativo, dada a especificidade do cinema: este requer ser visto, e por outro lado a melhor assimilação da
teoria é a que a aplica a esse mesmo cinema. Os alunos aprenderão fazendo: aplicando constantemente a teoria
estudada à imagem em movimento, sob a forma de relatórios e comentários de sessão, testes breves, ensaios
teóricos, elaboração de folhas de sala (75% da avaliação contínua): e, por fim, na proposta e organização integral
do ‘ciclo da 7ª arte’, súmula de história e de teoria (25%)
Prova de exame: 100%

Bibliografia

AUMONT, Las teorías de los cineastas, Barcelona, Paidós,2002
AAVV, Filmografia vária
BAZIN, O que é o cinema?, Lx, Livros Horizonte,1992
BENJAMIN, A Obra de Arte na era da sua reprodutibilidade técnica, Lx, Assírio&Alvim
COLMAN (ed), Film, Theory and Philosophy. The Key Thinkers, Durham, Acumen,2009
COSTA, B da, Os Filmes da Minha Vida, Lx, Assírio&Alvim,2007
COUSINS, M, The Story of Film, Pavilion, 2011/DVD Midas,2013
DELEUZE, Cinema 1&2, Lx,Documenta
DEREN, Essential Deren, NY, Documentext,2005
EBERT, R, 4 Stars reviews 1967-2007, Kansas City, McMeel Publ,2007
EISENSTEIN, Film Form, NY, Harvest,1977
ELSAESSER & HAGENER, Film Theory, London, Routledge,2010
GRILO, JM, As lições do cinema, Lx, Colibri,2007
GRILO & APARÍCIO, (orgs), Cinema e Filosofia, Lx, Colibri,2013
NELMES (ed), An Introduction to Film Studies, London, Routledge,2000
SCORSESE, M, Uma viagem pelo cinema americano, BFI-Midas,2006
TARKOVSKY, Sculpting in Time, Austin, UTexas Pr,1986
VERTOV, Kino-Eye, UCalifornia Pr,1984

Equipa Docente (2023/2024 )