2023

Turismo e Hospitalidade

Nome: Turismo e Hospitalidade
Cód.: SOC10820L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é proporcionar ao Aluno conhecimentos sobre o planeamento e a gestão de processos de hospitalidade. No final do semestre o Aluno tem as seguintes competências:
Compreende o papel da Hospitalidade numa perspetiva histórica; Identifica a importância da hospitalidade no contexto do turismo; Reconhece a importância das relações interpessoais como um fator-chave da hospitalidade em Turismo; Identifica os diversos parceiros envolvidos em processos de planeamento e operacionalização de políticas de hospitalidade no turismo; Desenvolve as políticas e ações de hospitalidade nos diferentes subsectores do turismo, como por exemplo em empresas de alojamento turístico; agências de viagens; empresas de animação turística e serviços de acompanhamento de visitantes em atrações turísticas; serviços públicos de informação turística.

Conteúdos Programáticos

1.Introdução à Hospitalidade
1.1.Hospitalidade: uma perspetiva histórica
1.2.A definição da hospitalidade do ponto de vista do utente/cliente
1.2.1.A hospitalidade social
1.2.2.A hospitalidade comercial
1.3.A relação sistémica entre a hospitalidade e o turismo
1.4.Relações entre fenómenos sociais, culturais, e globais e a hospitalidade
1.5.Competências necessários à operacionalização de uma política de hospitalidade
2.O Planeamento e operacionalização da hospitalidade comercial
2.1.Variáveis na hospitalidade comercial
2.2.Parceiros do turismo no processo de hospitalidade comercial
2.3.Implicações da hospitalidade na organização dos serviços aos clientes
2.4.Técnicas de atendimento como parte de uma política de hospitalidade comercial
3.Sectores do Turismo: abordagem sectorial às políticas e estratégias de hospitalidade
3.1.Hotelaria e Restauração
3.2.Animação Turística e Eventos
3.3.Agências de Viagem e Operadores Turísticos
3.4.Serviços públicos de informação turística
3.5. Estudos

Métodos de Ensino

As matérias a leccionar serão abordadas nas aulas teórico-práticas, não só utilizando os
métodos expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas
também fomentando o diálogo, o debate e a análise de casos de estudo para aprofundar as
diversas questões. Ao longo do semestre os alunos farão trabalhos de pesquisa de
informação sobre tópicos específicos da matéria.
Os alunos serão incentivados a identificar fontes de informação complementares às
indicadas para cada tema, não só recorrendo aos instrumentos tradicionais de pesquisa,
mas também aos meios electrónicos disponíveis.
Sempre que possível, prevê-se a realização de visitas de estudo e/ou a participação em
conferências e seminários que permitam aos alunos contactar com diferentes realidades e
consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula.
Os métodos de avaliação serão aplicados sob a forma de testes escritos individuais e trabalhos individuais e/ou em grupo.

Bibliografia

CHON, Kye-Sung & MAIER, T. (2010). Welcome to Hospitality…an introduction, 3rd Ed.USA: Delmar.

FACHADA, M.O. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. 1.ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo, pp.22-91.

KING, C. A. (1995). What is Hospitality? International Journal of Hospitality Management, 14 (3/4), pp. 219-234.

KUNWAR, R.R. (2017) What is Hospitality? The Gaze. Journal of Tourism and Hospitality, 8, 55-115.

LASHLEY, C.; LYNCH, P.; & MORRISON, P. (Eds) (2007). Hospitality. A Social Lens. UK: Elsevier

MEDLIK, S. (2003). Dictionary of Travel, Tourism & Hospitality. 3rd Ed. Oxford: Elsevier Butterworth Heinemann.
WALKER. J. R. (2017). Introduction to hospitality. 6th Ed. UK: Prentice Hall.

WALKER. J. R. (2002). Introdução à Hospitalidade. 1.ª Edição brasileira. São Paulo: Editora
Manole.

Equipa Docente