2024

Comunicação e Turismo

Nome: Comunicação e Turismo
Cód.: SOC10819L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar os alunos com instrumentos teórico-práticos para a identificação e definição de estratégias e políticas de comunicação na área do turismo.
Objectivos específicos:
Proporcionar aos alunos uma visão global sobre a importância da comunicação para o campo do turismo; Fornecer instrumentos metodológicos para a elaboração de políticas de comunicação em turismo; Facultar ferramentas para o desenvolvimento de programas e estratégias de comunicação para o turismo; Reflectir sobre a importância dos efeitos dos Media no turismo e no turista. Analisar a importância da informação e da imagem na actividade turística; fornecer modelos de análise para a comunicação e imagem dos destinos/produtos turísticos. Proporcionar uma visão prática sobre a aplicação das técnicas de comunicação no turismo. Analisar a importância da Internet para o turismo e apresentar propostas comunicacionais para Web Sites turísticos. Reflectir sobre as redes sociais para o turismo e fornecer modelos de análise.

Conteúdos Programáticos

1-Comunicação e turismo: que relação?
1.1- Comunicação verbal e não-verbal
1.2- Comunicação Interpessoal e de Massa no turismo
1.3-Comunicação intercultural em turismo
2- Processo da comunicação em turismo
3-Obejctivos e alvos da comunicação em turismo
4- Os media e o turismo: efeitos
4.1- Estudos de caso: terrorismo, conflitos políticos, catástrofes
4.2- O profissional de turismo e os media
5- Turismo na Sociedade da Informação
5.1- Procura pela Informação Turística
5.2- Fontes de informação e Formação da imagem do destino
5.3-Processo de Tomada de Decisão do Turista
6- Imagem dos Lugares e Destinos Turísticos: estudos de caso
6.1- Componentes, domínios e tipos de imagens turísticas
6.2- Slogans, Fotografia e Cinema em turismo
7-Estratégias de comunicação em turismo
8- Técnicas de comunicação em turismo
8.1- Relações Públicas e turismo
8.2- Publicidade e turismo
9-TIC’s e turismo
9.1-Comunidades turísticas virtuais e Redes Sociais
9.2- Web Sites turísticos públicos e privados

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas serão usados os métodos expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o debate, a reflexão e a realização de trabalhos práticos nas aulas sobre os diversos conteúdos programáticos. No trabalho de campo, os alunos usarão um concelho como laboratório onde vão elaborar um projeto de políticas e estratégias de comunicação para o turismo. A realização de visitas de estudo vai permitir aos alunos contactar com diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula. Serão convidados alguns especialistas abordar temáticas do programa. Para além do acompanhamento presencial, também serão utilizadas plataformas digitais como meio de comunicação. Metodologia de Avaliação: Avaliação Contínua: Trabalho de Campo 40%; Frequência: 40% e Participação nas aulas - trabalhos práticos 20%; Exame Normal: Trabalho Individual 50% + Teste avaliação 50%; Exame Recurso: Trabalho Individual 50% + Teste 50%.

Avaliação

Metodologia de Avaliação: Avaliação Contínua: Trabalho de Campo 40%; Frequência: 40% e Participação nas aulas - trabalhos práticos 20%; Exame Normal: Trabalho Individual 50% + Teste avaliação 50%; Exame Recurso: Trabalho Individual 50% + Teste 50%.

Bibliografia

-Beeton, S. (2016). Film-Induced Tourism. UK: Channel View Publications
- Dinis, G. et al (2021). Impact of New Media in Tourism. British: Igi global.
-FRANCESCON, S. (2014). Reading Tourism Texts: A Multimodal Analysis UK: Channel View Publications
-Gursoy, D. et al (2022). Handbook on Tourism and Social Media. Edward Elgar Publishing
- Kim, S. & Pan, S. (2022). Visual Media and Tourism. New York: Routledge
-Mansson, M. et al (2021). The Routledge Companion to Media and Tourism. New York: Routledge
-MARUJO, M. N. (2008). Turismo e comunicação. Castelo Branco: RVJ Editores
- Ramos, C. et al (Eds (2019). Handbook of research on social media applications for the Tourism and Hospitality Sector. British: Igi global.
- Sigala, M. et al (Eds) (2016). Social Media in Travel and Hospitality; Theory, Practices and Cases. London: Routledge.

Equipa Docente (2023/2024 )