2024

Cultura e Literatura Clássicas

Nome: Cultura e Literatura Clássicas
Cód.: LLT14618L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Dominar conhecimentos respeitantes ao pensamento e literatura grega.
2. Reconhecer os períodos literários, obras e figuras da cultura romana.
3. Ler e interpretar textos propostos.
4. Conhecer aspectos da cultura romana e reconhecer a sua influência em diferentes domínios da civilização
ocidental.
5. Emitir opiniões e críticas próprias sobre os temas apresentados.
6. Identificar tópicos e influências clássicas na cultura europeia.

Conteúdos Programáticos

I. Grécia
1. Mitologia e religião
1.1. O mito no pensamento grego.
1.2. Os deuses.
1.3. Os mitos da criação e evolução.
1.4. Os ciclos dos heróis.
2. Os Poemas homéricos.
2.1. A conceção do homem e dos deuses; as normas sociais. O ethos homérico.
2.2. A mundividência da Ilíada e da Odisseia.
3. Teatro Grego
3.1. Origens da tragédia e da comédia.
3.2. Conceitos e princípios da tragédia na análise de Aristóteles.
3.3. O teatro ateniense do século V.
3.4. A produção trágica de Ésquilo, Sófocles e Eurípides: características e contextos.
4. O quadro cultural da época helenística: ruturas, continuidades e transformações.
II. Roma
1. A cultura na época republicana: textos e tensões.
2. O projeto imperial: a criação de uma ‘nova cultura’ e a sua expressão na literatura.
3. A cultura no período imperial: problemas e transformações.

Métodos de Ensino

Exposição. Leitura de fontes, análise e comentário. Síntese.
Avaliação final (duas provas: 50%+50%) ou avaliação final (100%)

Bibliografia

Boyle, A. J. (2013).Tragic Seneca: An essay in the theatrical tradition. Routledge.
Csapo, E., Slater, W.J. (1995). The context of ancient drama. UMP.
Fantham, E. (1999). Roman literary culture: from Cicero to Apuleius. JHU Press.
Galinsky, K. (1998). Augustan culture: an interpretive introduction. Princeton UP.
Jones, P., Sidwell, K. (1997). The World of Rome. An Introduction to Roman Culture. CUP.
Lourenço, F. (2004). Grécia revisitada. Cotovia.
Michelini, A. N. (2006). Euripides and the tragic tradition. UWP.
Nagy, G. (2009). Homeric questions. UTP.
Rocha Pereira, M. H. (2002-2006). Estudos de história da cultura clássica (vol.1: cultura grega; vol.2: cultura
romana). FCG.
Romilly, J. (2001). Homero. Introdução aos poemas homéricos. Edições 70.
Rose, H. J. (2004). A handbook of Greek mythology. Routledge.
Segal, C. (2009). Sophocles' tragic world: divinity, nature, society. HUP.
Sousa e Silva, M. F. (2005). Ésquilo, o primeiro dramaturgo europeu. IUC.

Equipa Docente (2023/2024 )